113º Aniversário do Servo de Deus
Ir. M. Helena Dalmolin – Como já acontece desde 2004, um grupo de peregrinos em ônibus e diversos carros particulares se reuniu a outros peregrinos da Quarta Colônia Italiana, no domingo, 10 de dezembro, junto à igreja de São Pedro, na localidade de Ribeirão, para iniciar a celebração anual do iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, o Servo de Deus João Luiz Pozzobon.
Rezando, cantando e meditando textos de João Pozzobon com muita fé e piedade, o grupo fez a pé os três quilômetros que separa a igreja São Pedro e a Casa de Nascimento do Servo de Deus, onde muitas pessoas dos arredores esperavam para a celebração da Santa Missa. Nem mesmo o sol escaldante de dezembro tirou a piedade e concentração dos peregrinos. Pessoas impossibilitadas de caminhar fizeram o percurso num dos ônibus.
A Santa Missa foi celebrada junto à Casa de Nascimento de João Pozzobon, numa agradável sombra, onde muitas pessoas se acomodaram. Muitos trouxeram suas cadeiras, assim que podiam participar tranquilamente da celebração presidida pelo pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Restinga Seca/RS, Pe. Jair de Bairros Gomes. Estavam também presentes o pároco de São João do Polêsine/RS, Pe. Aristeu Piveta, além dos Padres de Schoenstatt, Pe. Argemiro Ferracioli e Pe. Vandemir Meister.
Como postulador da causa de beatificação de João Pozzobon, Pe. Argemiro fez a acolhida dos diversos grupos de peregrinos vindos de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno/RS, Dona Francisca/RS, Ivorá/RS, Selbach/RS, Nova Palma/RS, Restinga Seca/RS e Santa Maria/RS. Ainda apresentou a todos a grande graça da cura da Ir. Marlice Reichert (das Pequenas Operárias de Nossa Senhora Medianeira) pela intercessão de João Pozzobon. Ir. Marlice estava presente, agradeceu a graça e a possibilidade de estar ali.
Após a celebração foram cantados os tradicionais ‘parabéns’ pelos 113 anos de nascimento de João Pozzobon. Filhos e familiares do Servo de Deus foram convidados para ‘apagar a vela’ e foi distribuído bolo para todos os presentes.
Com um saboroso e alegre jantar encerrou-se este dia de oração e de ação de graças pela vida abençoada de João Pozzobon, servido na ‘Casa de Apoio ao Turista’, mantida e administrada pela Prefeitura de Polêsine. Todos tinham muita alegria em celebrar a vida de João Pozzobon, mas também foram estimulados a renovar o empenho pela sua beatificação.
Fotos: Edione Dorneles