Projeto social da Família de Schoenstatt que acompanha as crianças no contra turno escolar
Ir. M. Rosequiel Fávero – Final de ano, Natal são datas que movimentam entidades, clubes, escolas. Não foi diferente no Cefasol (Centro de Referência Familiar Recanto do Sol), em Santa Maria/RS. Há nove anos o Cefasol tem ajudado a retirar crianças e adolescentes das ruas, ocupando-as com atividades diversas, no contra turno escolar. “As crianças e adolescentes encontram um ambiente seguro, alimentação, orientação para os estudos e muitas atividades que as ajudam a construir a própria personalidade e desenvolver seus talentos”, explica a Ir. Maria Luiza Londero, que coordena o trabalho.
Todos os finais de ano, os alunos do Cefasol fazem uma apresentação com teatro, danças e performance com diversos instrumentos musicais. Tudo fruto do esforço das crianças, jovens e, sobretudo, dos professores e voluntários que trabalham com elas. “Todos os voluntários, estagiários e profissionais, estão aqui porque acreditam que o que fazem (artes, música, danças) pode ajudar estas crianças a canalizarem suas (muitas) energias para algo positivo. E, assim, encontrarem alternativas diferentes para a sua vida, além daquelas da situação de risco em que vivem”, é o que pensa Ir. Paula Maria Graminho, que, junto com outros voluntários, coordena a oficina de canto do Cefasol. “Por isso, as apresentações de final de ano são importantes, pois é uma forma das crianças mostrarem para os outros e para si mesmas do quanto elas são capazes. E de todos os que se empenham por elas, de quanto o amor que lhe dedicamos pode fazer”.
E assim foi em 14 de dezembro, quando o Cefasol reuniu as famílias das 86 crianças e adolescentes atendidas na instituição para a celebração natalina anual: um sucesso! Uma encenação natalina com um lindo bebê, apresentação com cantos, percussão, violões, violinos e flautas. Sem faltar as danças gaúchas, que tanto alegram as crianças. Tudo muito bem apresentado, onde se podia ver o quanto os alunos haviam se empenhado.
Vizinhos, amigos, voluntários e benfeitores também foram convidados para assistir a apresentação. Muitos desses são da Família de Schoenstatt de Santa Maria, bastante empenhada nas atividades do Cefasol. Neste ano, devido ao tempo instável, a apresentação aconteceu no refeitório e na quadra de esportes.
No dia 19 de dezembro aconteceu a segunda apresentação natalina de 2017. Para isso, as crianças e adolescentes se deslocaram até a Praça Saldanha Marinho, localizada no centro da cidade, para participar da programação promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria ‘Viva o Natal’ e, pela sua apresentação, anunciar a alegre mensagem: o nascimento de Jesus, o Salvador.
Já há alguns anos o Cefasol participa desta programação e sempre se destaca como uma das mais bonitas e que leva aos participantes o verdadeiro sentido do Natal.
“Agora estamos nos preparando já para 2018, muito gratos por tudo o que Deus nos presenteou através de todos os que colaboram com o Cefasol e também pelas próprias crianças”, diz Ir. Maria Luísa, “e temos certeza que no próximo ano será também assim, se não ainda melhor”.
Fotos: Glênio Brondani / Rosane Savian
Confira um pouco das apresentações:
Percussão
Violinos
Dança gaúcha