Família de Schoenstatt se despede do capelão do Santuário após sete anos de missão.
Bianca Ribeiro / Bruna Valéria do Nascimento – Foi grande o número de pessoas que participaram da Missa na noite Santa, dia 24 de dezembro, no Santuário Tabor da Esperança, em Brasília/DF; cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes. Antes de iniciar a Santa Missa, todos se dirigiram ao Santuário e, em uma breve vivência, refletiram que a partir dos Santuários de Schoenstatt – o novo Belém para o nosso tempo – Maria quer realizar o renascimento de Cristo nos corações, nas famílias e no mundo. A imagem do Menino Jesus foi, então, entronizada no presépio do Santuário.
Todos seguiram em procissão ao local da Santa Missa, seguindo a estrela, as famílias com tochas e o Pe. Adilson Costa com uma imagem maior do Menino Jesus, para ser entronizada na nova Tenda, o novo Centro de Evangelização que segue em obras. Na Tenda, com cantos, todos receberam o Menino Jesus com alegria: “A Noite se iluminou, o céu se vestiu de luz. Os anjos cantaram glória, quando nasceu Jesus!” Na homilia, o Pe. Costa recordou que este lindo dia nos foi dado de presente, por um Deus maravilhoso que não se esquece de nós. Em suas palavras ele afirmou: “O Natal é tempo de reconciliação, de renovar nossas esperanças e confiar no amor de Deus”.
Natal e despedida
Na Santa Missa do dia 25, o sentimento foi de gratidão a Jesus Salvador, assim como de gratidão e despedida ao Pe. Adilson Costa. Essa foi sua última Missa celebrada como capelão do Santuário Tabor da Esperança, pois ele parte, neste próximo ano, para uma nova missão no Rio de Janeiro, pela Arquidiocese Militar a qual integra.
Na procissão de entrada foram levadas ao presépio, as imagens de Maria, São José e do Menino Jesus, acompanhado da luz, sinal do seu nascimento em nossos corações! E, como símbolo do amor e da pureza, no ofertório, além do Pão e Vinho, foram entregues algumas rosas levadas pelas crianças para ornar a manjedoura do Menino Jesus.
Ao final da Santa Missa, em nome da Família de Schoenstatt e da Família Militar, o Coronel Joanes Gregoratto fez os agradecimentos ao Pe. Costa por sua dedicação ao Santuário e entrega à Mãe pela Aliança de Amor selada em Schoenstatt, no Santuário Original. Pe. Costa fez os agradecimentos a todos da Família de Schoenstatt Brasília. Agradeceu pelo aprendizado e acolhida, especialmente das Irmãs de Maria, que cuidaram e zelaram pela sua presença, para que se sentisse sempre bem em todos os dias que chegava ao Santuário.
Ele afirmou que nesses sete anos, como capelão do Tabor da Esperança, viveu o crescimento como sacerdote e na espiritualidade com a Mãe de Deus. Afirmou que, pela Aliança de Amor, será sempre instrumento da Mãe por onde for, pois devemos recordar e ter marcado em nossos corações o “Nada sem vós, nada sem nós”. Antes da benção final, o Pe. Costa convidou todos para se aproximarem do altar e, ajoelhando-se perto do menino Jesus, direcionado para o quadro da Mãe de Deus, renovou sua Aliança de Amor. Para que, à luz do Natal de Jesus e na Aliança de Amor com Maria, possa dedicar-se na grande missão que lhe é confiada.
Fotos: Karoline Lima / Bianca Ribeiro