Uma ação social que traz luz às crianças na Bahia.
Família de Schoenstatt de Salvador / Karen Bueno – O nome era apenas “Um brinquedo, um sorriso”, mas, na verdade, foram conquistados quase mil brinquedos e mais de mil sorrisos com esse projeto. A Família de Schoenstatt do Santuário Tabor Matris Salvatoris, de Salvador/BA, nesse último mês de dezembro se dedicou a arrecadar presentes e doces para iluminar o Natal com a alegria de várias crianças carentes da capital e de cidades da região. Até o dia 25 de dezembro, 987 brinquedos foram doados, além de panetones e chocolates, tudo distribuído em bairros carentes e instituições sociais.
Com a celebração do nascimento de Jesus, a Família de Schoenstatt se vê impulsionada a partilhar a alegria dessa festa com todos, especialmente com os pequeninos. Por isso, no dia 19 de dezembro, com a Aliança de Amor renovada, a Família de Schoenstatt visitou Cajazeiras, na capital baiana, junto com o capelão do Santuário, Pe. Paulo Pitombo, para entregar 250 brinquedos.
No dia 22, sexta-feira, a Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Salvador, recebeu 150 brinquedos distribuídos e teve uma grande festa para as crianças, com a presença do pároco, Pe. Anderson Freitas Coelho, e membros da comunidade. No dia seguinte, 23 de dezembro, os carros dos voluntários ficaram repletos de caixas, levadas a algumas comunidades carentes de Lauro de Freitas/BA, cidade vizinha a Salvador. No total foram 243 brinquedos e 640 mini-panetones e chocolates distribuídos nas comunidades de São José e São Francisco de Assis, onde aconteceu a Santa Missa com quatro batizados, presidida pelo Pe. Rogério Marcos da Silva, da Paróquia Santo Antônio. A felicidade estava estampada nos sorrisos das crianças, dos pais e de toda a equipe de coordenação. O grupo de voluntários do Santuário ainda visitou a comunidade Sagrado Coração de Jesus, de Pé Preto, levando os brinquedos que restavam.
No dia de Natal, 25 de dezembro, a ação “Um brinquedo, um sorriso” chegou ao povoado Mulungu, em Esplanada/BA, e, junto com o Pe. Valter Ruy Cordeiro Gonzaga, a Família de Schoenstatt entregou 100 brinquedos às crianças. Também na celebração do Natal de Jesus, o Pe. Jaciel Bezerra da Silva, da Paróquia do Divino Espírito Santo, junto com seus familiares e coroinhas, distribuiu os presentes, brinquedos, mini-panetones e chocolates doados ao Santuário, entre as crianças de Cidade Baixa, em Salvador, iluminando sorrisos na festa do Menino Jesus.
Mesmo após o Natal o trabalho continuou e no dia 26 mais 60 brinquedos foram entregues no Lar Irmã Benedita Camurugi, na Baixa de Quintas, em Salvador. A experiência de ir ao encontro das periferias marca o espírito missionário da Família de Schoenstatt de Salvador, que neste ano, unida ao Pai e Profeta, Pe. José Kentenich, e inspirada pelo Papa Francisco, se coloca em saída para a construção de uma nova terra mariana.
O gesto é simples – apenas um brinquedo e alguns doces – mas a coleção de sorrisos, tanto dos pais como dos filhos, faz o Natal ganhar uma nova luz, que se reflete na alegria da doação e do amor desinteressado, partilhando a alegria do nascimento de Cristo e a presença da Mãe entre todos.