Encontro das assessoras do Movimento.
Karen Bueno / Ir. M. Rosequiel Fávero – Com “a mão no pulso do tempo”, as Irmãs de Maria de Schoenstatt da chamada “Assistência Dinâmica” realizam seu encontro anual nessa primeira quinzena de janeiro. A jornada é um período de formação e planejamento para, em conjunto, traçar linhas e propostas para as atividades com o Movimento Apostólico de Schoenstatt durante o ano. Os encontros da Assistência acontecem simultaneamente nas duas Províncias do Instituto no Brasil: em Santa Maria/RS (Província Tabor) e em Atibaia/SP (Província Schoenstatt-Tabor).
A Assistência Dinâmica é o círculo de Irmãs de Maria que são liberadas por sua Província para atuarem em tempo integral nas tarefas do Movimento Apostólico, como assessoras de famílias, jovens e senhoras, também na coordenação da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e em demais tarefas necessárias.
Em 2018, o olhar das assessoras se dirige ao Ano Pe. Kentenich como uma oportunidade especial de levar a pessoa e a missão do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, como mensagem ao mundo. Outra “porta aberta” para este período é o Ano do Laicato e a missão de estimular o protagonismo dos leigos na Igreja e na sociedade.
Em Santa Maria/RS
Em Santa Maria estão reunidas, desde 29 de dezembro, 24 Irmãs dinâmicas que atuam nos regionais sul e nordeste. Além do Ano do Pai e do Laicato, os 70 anos do Santuário Tabor e da Carta de Santa Maria estimulam seu trabalho em 2018. Ir. M. Sára Vincensi, responsável pelo círculo das Irmãs Dinâmicas da Província Tabor completa: “O Santuário Tabor foi o primeiro Trono de Graças da Mãe e Rainha em terras brasileiras. Sua mensagem é uma preciosa herança de nosso Pai e Fundador para a Família de Schoenstatt de todo o Brasil. Uma parte desta herança é justamente a Carta de Santa Maria, que o próprio Pe. Kentenich nomeou como o Documento de Fundação da Obra de Famílias de Schoenstatt. Com certeza, ambos projetam uma luz especial na vivência do Ano do Pai no Tabor”.
Em Atibaia/SP
Na Província Schoenstatt-Tabor, 36 Irmãs de Maria, assessoras nos regionais Sudeste e Paraná, também estão reunidas desde o dia 29 de dezembro. No total são 43 Irmãs na Assistência Dinâmica nessa Província. Ir. M. Diná Souza conta que o lema do ano do Movimento – Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana – direciona as linhas de trabalho. “A Assistência Dinâmica da Província Schoenstatt-Tabor se reúne para avaliar 2017 e também termos um período de formação e estudo sobre o carisma do nosso Pai para, nesse contexto, se preparar para o ano que começou”. O encontro segue até o dia 15 de janeiro.