A Missão Cristo Tabor (MCT) no Paraná.
Luís Fernando Funari Gomes – Tradicionalmente, como vem acontecendo no mês de janeiro, a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) é convidada a sair em Missão, assim como está escrito na passagem de Marcos (16,15): “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Inspirados nisso, o Jumas do Regional Paraná teve pelo segundo ano consecutivo a cidade de Abatiá/PR como sede da Missão Cristo Tabor 2018.
Os jovens se reuniram no Santuário Tabor da fidelidade à Igreja para a Glória da Santíssima Trindade, em Cornélio Procópio/PR, no dia 19 de janeiro, para uma formação com todos os 90 missionários participantes. Logo após foi celebrada a missa de envio, presidida pelo assessor regional do Jumas, Pe. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso, e por volta das 19h30min o grupo partiu rumo à cidade de Abatiá.
Chegando ao município, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida os esperava de braços abertos e após uma recepção deram sequência aos trabalhos com um “arrastão missionário” na feira da cidade, que acontecia na praça em frente à igreja, convidando a população a participar dos eventos que seriam realizados durante a semana. Em seguida eles se dividiram em três colégios que abrigariam as comunidades missionárias: Colégio Rui Barbosa, Colégio Afrânio Peixoto e Apae Abatiá.
No sábado de manhã, dia 20 de janeiro, todas as comunidades participaram de um retiro com seus assessores, sendo esses, além do Pe. Júlio, o Pe. Clodoaldo Kamimura e os seminaristas Gustavo Hanna e Rafael Mota. Os jovens foram motivados a ser: “Como Kentenich, portadores de Cristo”, lema este que os animou durante toda MCT, bem como tem regido a vida do Jumas Brasil neste ano dedicado ao Pai e Fundador. Já no período da tarde começaram as visitas às casas da população de Abatiá, onde foram bem recebidos e acolhidos. Neste mesmo dia, todos os missionários se reuniram na matriz para a missa de abertura das missões, presidida pelo bispo da Diocese de Jacarezinho/PR, Dom Antonio Braz Benevente.
Ao longo dos dias começaram também, além das visitas às casas, outros trabalhos apostólicos, tais como Terços e Missas diários e as oficinas para crianças, jovens e adultos, que ocorreram em dois locais simultâneos: na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e na Capela Mãe e Rainha. Durante a semana, cada comunidade teve a oportunidade de missionar o asilo da cidade, bem como alguns missionários tiveram a experiência de missionar o posto de saúde (em funcionamento) e o cemitério municipal.
Na terça feira, dia 23, houve a noite missionária, de confraternização entre os jovens, com um jantar oferecido pela paróquia e momentos de descontração e espiritualidade. A vivência é marcada com o compromisso de entrega a serem portadores de Cristo, vivendo de forma intensa o ideal puer et pater (filho diante de Deus e pai diante dos homens).
Na quinta feira, 25, os missionários ofereceram a toda cidade de Abatiá uma noite jovem, com uma banda que animou o evento e, logo após, uma reflexão sobre o uso das redes sociais e a conexão com Deus, encerrando com um momento de adoração ao Santíssimo.
Na sexta-feira o Jumas realizou um ato concreto, deixando sua marca física para a população de Abatiá. Uma das comunidades fez um mutirão de limpeza na igreja matriz e as outras duas se dirigiram a uma capela rural, que foi pintada por dentro e por fora pelos missionários.
Encerrando as atividades, no sábado, dia 27, cada comunidade participou de um momento de avaliação pessoal das missões, aproveitando para uma reflexão geral de como a MCT contribuiu com a vida pessoal de cada missionário e em seguida foi celebrada a missa de encerramento na Paróquia.
Como reitor geral, acredito que o saldo das missões foi muito positivo. Tivemos grandes momentos de vivências e pudemos crescer espiritualmente, nos aproximando do Pai e Fundador, conhecendo mais a sua história e suas características. Também acredito que as visitas às casas foram enriquecedoras para a vida de todos os missionários. Saímos de nossas casas buscando algo de grande e nessa semana, com certeza, encontramos muito mais do que podíamos esperar. Estamos motivados e com o coração ardendo em chamas para que possamos levar esse fogo para as nossas cidades, nossos grupos e famílias, para que assim possamos, durante o ano todo, dar sequência ao verdadeiro sentido da missão.
Edificante! Ver esses jovens desprendidos pregando o amor ao próximo; acreditamos que o Mundo pode ser melhor!
FELICIDADES, KAREN MUY BUENO LOS ARTICULOS