Um tempo de doce espera pela ordenação diaconal.
Karen Bueno – Em maio deste ano a comunidade dos Padres de Schoenstatt acolhe um novo diácono brasileiro. O seminarista Deilton de Sousa, de São Bernardo do Campo/SP, será ordenado no Santuário Cenáculo de Bellavista, em Santiago/Chile, no dia 5. A solenidade se dá após dez anos de formação, aprofundamento e vivências junto ao Instituto.
Deilton, falando sobre esse momento importante de graças, conta: “Trata-se, sem dúvidas, de um tempo especial, de muita aproximação com Deus, com Maria e também com muitas pessoas que me acompanharam durante esse longo processo. Neste tempo de graças se faz presente toda a história e caminho percorridos até aqui. Deus, com todas as certezas do mundo, conduziu e conduz [e conduzirá] a minha vida, pois Ele é o Deus da minha vida, o Deus da Aliança”.
Ele iniciou o caminho vocacional na comunidade dos Padres de Schoenstatt em 2007, após alguns anos de discernimento. Em 2008 foi ao Paraguai para começar o noviciado, que é a primeira etapa de formação no Instituto. No ano de 2010 viajou ao Chile para começar os estudos universitários de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile, os quais está concluindo em abril deste ano de 2018 e pede orações, desde já, por seus exames finais.
Dádiva jubilar
A ordenação se dá justamente no Ano Pe. Kentenich, quando toda a Obra de Schoenstatt recorda os 50 anos de falecimento do Fundador e renova o compromisso com seu carisma e missão. “Um dos motivos que me fez decidir por esse caminho sacerdotal nos Padres de Schoenstatt foi o contato direto com a pessoa, o sacerdócio e a missão do Pe. José Kentenich. Ser ordenado neste ano significa, por um lado, confirmar e renovar minha decisão daquele momento e, por outro lado, que ele também aceitou o meu pedido. Sinto, ao mesmo tempo, o grande desafio de responder à missão a mim confiada”, conta o seminarista.
Na alegria e doce espera pelo dia da ordenação, Deilton partilha alguns conselhos para os jovens que vivem o processo de discernimento vocacional: “Primeiro, que tenha calma e confiança. Deus se faz presente em todo momento. Segundo, rezar, dialogar com Deus. A oração é um espaço de conforto e segurança. Terceiro, não caminhar sozinho, é fundamental ser acompanhado por um sacerdote ou por alguém de muita confiança. Logo, encontro fundamental que o processo seja sigiloso, sinto que algumas vocações são “perdidas” pelo barulho e/ou alvoroço do tempo. O sigilo dá serenidade para seguir adiante sem que a pessoa se sinta pressionada. Por último, aconselho profundamente tomar a decisão em um momento de paz consigo mesmo. A paz interior é um grande sinal de que todo o processo foi bem realizado”.
A ordenação será no dia 5 de maio de 2018, às 16 horas, no Santuário Cenáculo de Bellavista, Santiago, Chile. Desde já podemos acompanhar o Deilton e a comunidade dos Padres com orações e gratidão por essa nova vocação a serviço da Igreja e da Obra de Schoenstatt.
Clique para saber mais sobre o Instituto dos Padres de Schoenstatt