Os Centros do Sul desejam ser ‘Presença, Memória e Profecia’.
Karen Bueno – Realizou-se esta semana, de 19 a 21 de fevereiro, o 1° Encontro Interestadual dos Santuários da região Sul do Brasil (Paraná/ Santa Catarina/ Rio Grande do Sul). O encontro foi na cidade de Nova Trento/SC e, entre seus objetivos, estava a partilha da missão evangelizadora de cada Santuário e estabelecer ações comuns em preparação para o Encontro Nacional. Nesse evento, representando os Santuários Filiais de Schoenstatt, participaram a Ir. M. Doralice de Sousa, de Curitiba/PR, e a Ir. M. Iracema Betoni, de Cornélio Procópio/PR.
Com início às 19h30min, os reitores foram recepcionados pela diretora do Santuário Santa Paulina, Ir. Anna Tomelin, e o reitor do Santuário, Pe. José Napoleão Lauriano dos Santos. Logo após o jantar foi realizada a abertura do encontro com a participação do arcebispo de Florianópolis/SC, Dom Wilson Tadeu Jönck. Foram mais de 30 pessoas participantes do evento, entre reitores, padres, seminaristas, irmãs e responsáveis pelo turismo religioso.
Segundo a Ir. M. Doralice de Sousa, é importante participar desse encontro “porque nos inserimos nas lutas, desafios e projetos que os diversos Santuários trazem em suas ricas experiências”.
Nos três estados do Sul do Brasil há um total de 11 Santuários Filiais de Schoenstatt, tendo em vista a construção do 12º, que será o primeiro no estado de Santa Catarina, a se construir em Biguaçu/SC. “Somos um Movimento que tem no seu contexto de espiritualidade um Santuário de peregrinação, com um expressivo movimento de peregrinos. Como caminhamos na fidelidade à nossa Igreja, procuramos nos manter informados e também damos nossa contribuição no sentido de ser, com os outros Santuários, ‘Presença, Memória e Profecia’ desta Igreja que caminha buscando condições de dar ao peregrino uma experiência de acolhida para que assim possam encontrar-se com Deus”, comenta a Ir. M. Doralice.
Esse encontro regional surgiu a partir do 22° Encontro Nacional dos Santuários. Lá foi decidido que em cada região haveria encontros estaduais e interestaduais em preparação ao 23° Encontro Nacional.
O encerramento do evento aconteceu no dia 21, às 12 horas, com a celebração da Santa Missa no Santuário Santa Paulina. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria/RS, Dom Helio Adelar Rubert, em forma de agradecimento e envio de todos os participantes.
Clique e conheça os Santuários Filiais de Schoenstatt no Brasil
* Com informações da Comunicação e Marketing do Santuário Santa Paulina, por Guilherme Melim.