A Candidatura inicia um período de formação e discernimento.
Karen Bueno – A comunidade da União Apostólica das Mães de Schoenstatt celebrou nessa sexta-feira, 23 de fevereiro, o início da candidatura de um novo Curso. As Sras. Claudia Nadalin Costa, Elza Fukuda, Graziela Latorre, Lucia Helena Cassiano Michelon, Magda Latorre de Oliveira, Silvia Morato – de Bebedouro/SP – e Susana Maria Panosso Ferreira – de Taquaritinga/SP – compõem o VIII Curso da União no Brasil.
O início da candidatura abre-se com a Santa Missa, presidida pelo assistente da comunidade, Pe. Clodoaldo Kamimura, no Santuário de Atibaia/SP. Ele as incentiva a confiar na Mãe de Deus a partir do ‘sim’ que deram e a sempre levar suas dúvidas e incertezas ao coração da Mãe.
Magda Latorre conta: “Vamos entrando no Movimento e o amor pela Mãe vai crescendo cada vez mais. Todos nós temos a busca de um ideal que é ser uma boa esposa, mulher e, principalmente, uma boa mãe. O chamado mais forte que se tem é esse”.
Uma comunidade em saída, missionária: é isso que atraiu o olhar de Elza Fukuda para a União de Mães. Ela conta que as vivências com as irmãs da comunidade foram, para ela, uma bênção: “Existe todo um acolhimento e, principalmente, uma sintonia de fé, de caminhada”.
Claudia Nadalin explica o que lhe atraiu à União: “É o jeito de ser, se vê que elas têm algo diferente e você pensa: eu quero isso para mim. Recebi o convite para conhecer o Movimento e depois fui trilhando o caminho até chegar aqui. O que me encanta é essa vida nova que Schoenstatt nos propõe, de ser uma mulher nova, renovada”.
O mesmo vale para Susana Ferreira, que partilha suas expectativas para a caminhada com o Curso: “Espero crescer como mãe, como esposa, me autoeducar cada vez mais buscando a santificação para poder ser exemplo a outras mães; também levar essa santificação para a família, para os filhos”.
A dirigente da União de Mães, Lia Massinelli Hurtado, diz que a comunidade se fortifica com novas vocações e testemunha: “Nós estávamos, nesse encontro, com a nossa Mãe coroada (a imagem que pertence ao primeiro Curso da União) e quando nós buscávamos vocações, o fato de coroá-la trouxe novos cursos. Hoje senti que esse é mais um broto, mais um carinho que a Mãe oferece à nossa comunidade. Um novo curso, com seu jeito e sua maneira de ser; são pessoas muito engajadas na Igreja. São mais mulheres querendo espelhar-se e ser essa pequena Maria que nosso Pai pensou para nós”.
Viver o perfil de mãe, esposa e mulher que o Pai e Fundador pensou, levar sua missão adiante é algo que as empolga a todas. Por isso, iniciar a candidatura no ‘Ano Pe. Kentenich’ é um presente: “Este é um ano forte para o Movimento e para a Igreja; é especial iniciar a candidatura nesse período, foi uma delicadeza de Deus”, diz Cláudia. “É um momento muito forte para esse início do VIII Curso, então temos esse compromisso e essa missão. Uma missão muito bela, mas também muito desafiadora”, comenta Susana.
A União de Mães completou recentemente 25 anos no Brasil e conta com mais de 40 vocações, divididas em oito Cursos de vida; a perspectiva da comunidade é ainda formar novos Cursos em breve.