Jovem do Brasil representará o Movimento.
Karen Bueno – A Coordenação Internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt nomeou Lucas Galhardo como representante de Schoenstatt para o Encontro Pré-Sinodal dos Jovens, que ocorrerá neste mês de março em Roma. Lucas é brasileiro e pertence à Juventude Masculina em Caieiras/SP. Atualmente ele também representa os Movimentos Juvenis na Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB e é secretário da Pastoral Juvenil, no Cone-Sul, do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Para definir quem seria o jovem enviado pela Obra de Schoenstatt, os diretores nacionais de diversos países enviaram sugestões à Coordenação Internacional. “Com orgulho vimos como, em pouco tempo, vários jovens muito qualificados foram apresentados”, escrevem os membros da Coordenação, Pe. Heinrich Walter e Ir. M. Cacilda Becker.
O fator determinante para essa escolha foi a participação ativa do Lucas nas atividades do Movimento, assim como sua presença atuante nas organizações, pastorais e encontros juvenis da Igreja. Desde pequeno, ele pertence à Juventude Masculina, sendo dirigente em várias ocasiões e também secretário nacional do ramo. Nas atividades junto à Igreja, participou do Congresso para a Juventude Latino-americana, do Celam, representando o Brasil pela CNBB. Nesse encontro foi eleito secretário da Pastoral Juvenil no Cone-Sul. E, mais recentemente, em setembro de 2017, a Secretaria do Sínodo o convidou, junto com outros 20 jovens, para um seminário em Roma também em preparação ao Sínodo.
Outra notícia que traz grande alegria para a Família de Schoenstatt é que a jovem Magdalena Hartmann, da Juventude Feminina de Schoenstatt de Rottenburg, foi eleita como representante das organizações católicas juvenis da Alemanha para esse mesmo Encontro Pré-Sinodal. Certamente, ela levará uma importante contribuição da Obra para esse encontro, no qual representa toda a Juventude Católica da Alemanha, na qual a Juventude Apostólica de Schoenstatt está incluída.
De 19 a 24 de março, cerca de 300 pessoas, entre jovens e especialistas, estarão em Roma para essa reunião, que será uma preparação ao próximo Sínodo dos Bispos e tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A proposta é que eles sejam os protagonistas, falando sobre a realidade juvenil a partir de sua própria linguagem e entusiasmo. Acompanhemos esse momento importante para a Igreja com orações e contribuições ao Capital de Graças.
Para saber mais sobre o Sínodo acesse: synod2018.va
2 Comentários