A Juventude é ardor! A Juventude é fogo! A Juventude é tempestade que ruge! A Juventude é espírito de sacrifício! (Pe. José Kentenich)
Karen Bueno – Um momento de grande emoção, durante o jubileu centenário da Aliança de Amor, em 2014, foi a chegada da tocha na vigília, em Schoenstatt, levada pelos jovens que participaram da Fackellauf (Corrida da Tocha). O grupo partiu de Pompéia, na Itália, passou por Roma e recebeu a bênção do Papa. Os corredores pertenciam à Juventude Masculina de Schoenstatt Internacional, que realizou essa corrida de revezamento, por 1800 quilômetros, reafirmando seu compromisso e fidelidade à Aliança de Amor original.
Com o mesmo entusiasmo, em 2018 a Juventude Masculina brasileira prepara uma “Fackellauf nacional”. A corrida sairá do Santuário de Londrina/PR rumo ao terreno da Família de Schoenstatt de Maringá/PR, no local onde se aspira a conquista de um novo Santuário Filial. A corrida de revezamento é uma iniciativa do Jumas de Maringá e do regional Paraná, aberta para todo o Jumas Brasil. Ela ocorre nos dias 28, 29 e 30 de setembro deste ano.
O dirigente do ramo em Maringá/PR, Gabriel Figueiredo, explica que existem “três fortes motivos” que os impulsionam na realização dessa Fackellauf nacional:
– O primeiro é a recordação do centenário de sacrifício de José Engling, nosso Irmão Maior, o ‘Documento de Fundação vivido’. Para toda a Família de Schoenstatt é de grande importância celebrar esse centenário e, mais ainda para nós do Jumas, que o tomamos como modelo e referência.
– O segundo é o ‘Ano Pe. Kentenich’. Como Jumas Brasil, queremos presentear essa Fackellauf ao Pai e Fundador, dizendo, com nossa atitude, que somos “fogo de seu fogo, alma de sua alma”. Como Kentenich, seremos portadores do Fogo do Cristo Tabor.
– O Terceiro é a conquista da Pira para o futuro Santuário de Maringá/PR e os 20 anos de fundação do Ramo da Juventude Masculina em Maringá.
O Pe. Julio Fabiano Rodrigues, assessor regional da Juventude Masculina no Paraná, acentua que “esse é um convite que se estende a todo o Jumas do Brasil”. Ele conta: “Tem a dinâmica em torno da tocha, do fogo. A gente sabe que os Santuários nascem da iniciativa de Deus, mas também de uma resposta humana, que se dá pelo Capital de Graças, pela autoeducação. A Pira de José Engling é um símbolo disso, por isso a tocha será acesa na Pira do Santuário de Londrina e será levada até Maringá”.
Histórico
Gabriel conta: “A primeira Fackellauf que temos conhecimento foi realizada pelo Jumas da Alemanha, sob o lema: ‘O Salvador quer percorrer as ruas de hoje e tocar as pessoas’. Eles correram de Schoenstatt, na Alemanha, até Roma, na Itália, levando nas mãos o fogo da missão. Posteriormente, em 2014, no centenário de fundação de Schoenstatt, a Juventude Masculina Internacional resolveu percorrer quase que o mesmo caminho de 2009, ao inverso. Eles levaram o fogo da missão desde Pompéia, onde o Pai e Fundador se inspirou para iniciar a Obra, até Schoenstatt, nosso lugar de graças”.
Novas informações serão publicadas mais adiante. Para conhecer o Jumas acesse: jumasbrasil.com.br
1 comentário