Família reunida para iniciar as atividades de 2018.
Sônia Maria Cruz de Souza – A Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Montes Claros/MG se reuniu em Bocaiúva/MG nesse domingo, dia 4 de março de 2018, para o encontro de abertura do ano. Sob o lema “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”, o encontro iniciou às 8 horas, acolhendo os peregrinos com música e muita alegria.
Estavam presentes mais de 1000 pessoas, com representação de todos os setores da Arquidiocese. Logo cedo todos eram direcionados a tomar o café da manhã, guiados pela animação da cantora Maria Edna Silva Gonçalves, da União Apostólica das Mães de Schoenstatt. As assessoras Ir. Mariane Galina e Ir. M. Diná Batista de Souza acompanharam esse encontro.
A nova terra se constrói a partir do coração
Às 11 horas, o arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto de Moura, presidiu a Santa Missa. Concelebraram o Pe. Ari Piedade da Silva, assistente eclesiástico do Movimento Apostólico na Arquidiocese, e o Pe. Kennedy dos Santos Silva, pároco administrador da Paróquia que sediou o encontro, também estava o diácono permanente Edcássio Alves Corrêa. Compareceram nesse encontro, por alguns momentos, o Pe. Raimundo Carlos Pereira, Pe. Raimundo Donato, Pe. Oliveira Rodrigues Odilon e Pe. André Pereira da Silva.
Durante a manhã, foi realizada a oração de abertura, dando as boas vindas aos peregrinos de cada setor, que se manifestaram com alegria levantando faixas que identificavam suas paróquias. A Ir. Mariane fez uma reflexão sobre o lema do encontro, frisando que cada um deve construir esta terra Mariana a partir do seu próprio coração.
Dom José, amável e acolhedor, demonstra um sentimento de muito amor, carinho e gratidão ao Movimento de Schoenstatt. Ele deixa uma mensagem sobre o evangelho do dia, associando-o com o anseio de ter um Santuário de Schoenstatt na Arquidiocese de Montes Claros. O evangelho recorda o cuidado de Jesus pelo templo, que é a “Casa do Pai” (Jo 2, 13-25); assim também o desejo de ter um Santuário de Schoenstatt merece cuidado e o cultivo do espírito.
Cada pessoa é fundamental na missão
A Ir. M. Diná também deixou uma mensagem sobre o Santuário, dando mais um impulso sobre o sonho em comum de se conquistar um Santuário Filial, convidando a Mãe e Rainha a se estabelecer na Arquidiocese. À tarde, uma chuva de bênçãos descida do céu caiu sobre o local, por isso todos foram conduzidos para a continuação do encontro na igreja matriz Senhor do Bonfim. Em procissão, a Família de Schoenstatt se acomodou no interior da igreja, realizando a vivência conduzida pela Ir. Mariane, fazendo todos entenderem o quão importantes são e que devem ser sal e luz para uma nova terra mariana. A vivência culminou com a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.
O encontro encerra-se com agradecimentos e despedidas, pois a Ir. Mariane deixa a Arquidiocese de Montes Claros, para a qual foi assessora nos últimos anos. Alegria e tristeza se misturaram nesse momento. Alegria pelos acontecimentos desse dia para a Família schoenstattiana, que sai fortalecida e motivada para os desafios de 2018, e a despedida da assessora, que após 11 anos de missão, junto ao Santuário de Araraquara/SP, agora é transferida para São Paulo/SP.
No Ano Pe. Kentenich, a Família de Schoenstatt da Arquidiocese é enviada, com ardor, a construir uma nova terra mariana a partir do próprio coração.