Santuário de Brasília: Somente se ama aquilo que se conhece.
Ir. M. Clades Schwengber / Karen Bueno – No início deste ano o Papa Francisco anunciou uma série de catequeses sobre a Santa Missa e a liturgia. A cada quarta-feira ele aprofunda as partes da celebração eucarística e explica seu significado e relevância. Em sintonia com a Igreja e sabendo a importância de se conhecer para melhor celebrar, o Santuário Tabor da Esperança, de Brasília/DF, organiza uma Semana de Formação Litúrgica. Entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, a Família de Schoenstatt trabalhou diversos aspectos da liturgia, para ainda mais colaborar e amar a Igreja, celebrando e vivenciando a celebração da Eucaristia.
As palestras foram ministradas por Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar na Arquidiocese de Brasília, por Pe. Luiz Antônio de Sales, novo capelão do Santuário, Pe. Jeferson dos Santos, Ir. M. Clades Schwengber, assessora do movimento, e Diác. Orlando Afonso de Sá. Todas as palestras e oficinas foram de grande proveito, especialmente a palestra de Dom Marcony, que explicou a Missa parte por parte. Ele despertou a todos para viverem intensamente cada etapa da Eucaristia e penetrar no mistério do culto divino.
Os temas trabalhados durante a semana foram as correntes de vida de Schoenstatt e da Igreja, as diretrizes dos Santuários de Schoenstatt, aprofundamento sobre a Eucaristia, a Missa parte por parte, introdução ao canto litúrgico, diretório litúrgico, missal romano e lecionário, oficina de liturgia, canto, Pastoral da Acolhida, etc.
A cada noite participaram entre 50 a 80 pessoas. O conteúdo certamente veio a somar na vida pessoal de cada participante. A maioria já atua em várias atividades pastorais, principalmente junto ao Santuário, e o aprofundamento irá auxiliá-los nas diversas tarefas como ministros da Eucaristia, ministério de música, pastoral da acolhida, liturgia ou outras funções.
Os membros da Família de Schoenstatt e demais fiéis inseridos na vida do Santuário agradeceram pela oportunidade da formação e desejam que seja promovido mais vezes essas iniciativas de formação eclesial.