Igreja repleta de schoenstattianos.
Fátima Salgado – Foi com grande alegria que a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Niterói/RJ se reuniu em torno do altar, na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Santuário das Almas, para a Abertura do Ano. Repletos do espírito missionário e fortalecidos pela Aliança de Amor, ecoava entre os presentes, no dia 4 de março, o lema do ano: “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”.
O pároco, Pe. Ronnie Diniz, e a comunidade paroquial acolheram a Família de Schoenstatt com todo o carinho. Para alegria de todos, a igreja estava repleta dos filhos de Schoenstatt com as suas camisas coloridas dos ramos, comunidades, da Campanha da Mãe Peregrina e do Terço dos Homens.
No presbitério estava a imagem Peregrina Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, que se encontrava em peregrinação nesta Paróquia. A sua presença reacendeu o ardor missionário e a confiança inabalável para o ano que seguirá.
No final da Missa, como fechamento desse momento litúrgico, a Família se reuniu diante do trono da imagem da Mãe Três Vezes Admirável e, em uníssono, se consagrou a Ela.
Casa cheia
Na ‘Casa Padre Kentenich’ deu-se a continuação das atividades da Abertura do Ano. O dia iniciou com um café colonial e a Família estava feliz e vibrante, pois a casa estava cheia. Como poderiam caber tantos filhos nesta Casa? Mas, deu. É a casa da Mãe e do Pe. Kentenich. Como não acolher todos os seus filhos?!
O salão onde está o Santuário Lar da Juventude Feminina, “Santuário Cor unum in Patre”, foi o local escolhido para a palestra “Brasil, uma nova terra mariana”, dada pela Ir. M. Dionéia Lawand e inspirada no lema do Movimento no Brasil.
A Ir. M. Dionéia reforçou que esse lema é o motivador e que norteará a Família de Schoenstatt do Brasil Tabor. Foi colocado para os presentes: Como formar esta nova terra mariana? Ela enfatizou a necessidade do empenho para que o carisma não se perca, mas que cada um seja portador da missão de Schoenstatt e do carisma do Pai e Fundador para os próximos 50 anos.
A Irmã continuou falando a todos sobre o grande desafio que têm diante deles. “Somente por meio dos santos podemos ajudar a transformar o Brasil”, diz ela. Ela reforçou que cada pessoa foi plantada por Deus Pai neste lugar e neste tempo: “E, se nascemos para este tempo, é para este tempo desafiante que temos uma missão”.
O convite especial, neste ‘Ano Pe. Kentenich’, é testemunhar pelo modo de ser, de sentir e de pensar a santidade, o pensamento, as ideias do Pai e Fundador; essa é uma missão para cada um, para leva-lo à honra dos altares, salienta a Ir. M. Dionéia.
Novas assessoras
Sejam bem-vindas Ir. M. Liliane [Dias] e Ir. Fabiana Maria [Costa]: foi com essas palavras que o dirigente da Liga de Famílias, Paulo Cunha, se dirigiu às novas assessoras no início da acolhida, que chegam ao Rio de Janeiro para cooperar na missão do Movimento neste estado. Elas atuarão junto ao Santuário Tabor Redenção da Família.
Assim, na alegria pelo reencontro depois das férias e com renovado entusiasmo pela missão, a Família de Schoenstatt é enviada para ser ‘sal da terra e luz do mundo’ neste ano jubilar.