Uma jornada de oração no ano jubilar deste Santuário.
Ir. M. Clarissa Konrad – Na sua mensagem para a “Quaresma 2018”, o Papa Francisco anunciou a realização da jornada “24 Horas para o Senhor” nos dias 9 e 10 de março. Com ela, o Santo Padre convidou os católicos a “empreenderem com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração”.
Neste sentido, assegurou que uma “ocasião propícia” para isso “será, também este ano, a iniciativa ‘24 Horas para o Senhor’, que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística”.
Também no Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, as Irmãs de Maria, unidas à Família de Schoenstatt local, se esforçaram para, em comunhão com o Papa, organizar a jornada das 24 Horas para o Senhor.
A Jornada iniciou às 17h30min, no dia 9 de março, com um terço preparado pelo grupo de oração do Santuário. No início eram 12 pessoas, mas logo chegaram mais. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, na Capela Tabor, que teve a colaboração da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs). No final da Missa, a Lafs conduziu a adoração no Santuário. E assim os diversos grupos do Movimento de Schoenstatt de Santa Maria, de hora em hora, foram se alternando nos horários marcados.
Durante a noite marcou presença especial a Juventude de Schoenstatt: Jufem e Jumas, e também as vocacionadas e candidatas das Irmãs de Maria. Às 3 horas, um grupo expressivo da Renovação Carismática seguiu com a adoração. Mesmo de madrugada, a adoração continuou sempre com a presença de várias pessoas.
Um dia inteiro de confissões
A Santa Missa, às 7 horas de sábado, também fazia parte da celebração das 24 horas para o Senhor, e teve a participação de várias pessoas.
Como o apelo do Papa era que durante as 24h consecutivas de adoração, houvesse a possibilidade para a Confissão Sacramental, Dom Elói Roggia, bispo emérito da Prelazia de Borba, com muita generosidade, se dispôs a passar o dia todo de sábado, 10 de março, junto ao Santuário para atender as confissões. E desde o início houve pessoas que aproveitaram essa oportunidade. E assim foi quase o dia inteiro, estendendo-se até às 19 horas.
Enquanto isso, no Santuário, diante do Santíssimo, os grupos se rezavam sem cessar. Os horários de sábado foram garantidos pelas diversas comunidades de Schoenstatt (Institutos, Uniões, Ligas e apostolados).
A Santa Missa das 18 horas do sábado, presidida pelo Pe. Argemiro Ferracioli, foi a culminância dessas 24 horas tão abençoadas.
E muitas pessoas já perguntaram se não haverá outras oportunidades como essa junto ao Santuário Tabor. Quem sabe?