Três Dioceses e o empenho para ser Santuário Vivo.
Pe. Anderson Marchiori / Álvaro Coutinho – O Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, na Diocese de Jacarezinho/PR, realizou no domingo, dia 4 de março, a “Abertura Geral do Ano”. Um dia preparado com muita dedicação para toda Família de Schoenstatt das três dioceses vinculadas a este Santuário. Na ousadia da Aliança, o Conselho da Família de Schoenstatt local, junto com as assessoras, decidiu presentear a Mãe de Deus com uma “grande abertura do ano”, pela qual todos os seus filhos pudessem estar junto dela no Santuário. Foi uma data na qual os membros dos ramos, os coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina e o Terço dos Homens, em profunda unidade, deram início às atividades neste ano em que se comemora a primeira década do Santuário de Jacarezinho (18 de outubro de 2018).
“Unidos em um só Coração”
E assim, com o trabalho e empenho de todos, o evento reuniu cerca de 700 pessoas das diversas cidades e paróquias das Dioceses de Jacarezinho, Ourinhos/SP e Assis/SP.
Pela manhã, a equipe da Pastoral do Santuário acolheu os peregrinos com um gesto de partilha durante o café da manhã. Às 8h45min teve início o encontro, com uma celebração recordando os 50 anos da morte de Pe. José Kentenich. Nesse momento foi apresentado o “capitalário” oficial (a urna que guarda as simbólicas contribuições ao Capital de Graças) para os dez anos do Santuário, em comunhão com o Ano Padre Kentenich e com toda a Igreja no Ano do Laicato. Neste contexto, a Família de Schoenstatt foi desafiada a ser um “Santuário vivo” para o mundo.
Em seguida, o capelão do Santuário, Pe. Anderson Marchiori, conduziu uma reflexão sobre o protagonismo dos leigos e seu grande papel na evangelização. Ainda na parte da manhã, a Ir. M. Inêz Donati, assessora da Campanha da Mãe Peregrina na Diocese de Jacarezinho, falou sobre o novo lema do Movimento no Brasil: Unidos ao Pai e Profeta, por uma Nova terra Mariana. Ela acentua, nesse tema, o protagonismo dos leigos e a missão de ser sal da terra e luz do mundo. A primeira parte do encontro encerrou-se com uma procissão eucarística e a bênção do santíssimo.
“Chamados para a construção de uma nova terra mariana”
Após o almoço, oferecido gratuitamente pela Associação Portal de Schoenstatt, a tarde foi dedicada a animar e incentivar as atividades apostólicas do Movimento, orientadas pela assessora local, Ir. M. Jacinta Donati. Ela retoma a caminhada histórica do Santuário e a pertença de cada um como “Santuário vivo”.
O encontro encerrou-se às 16 horas, com a Santa Missa de envio aos trabalhos do ano de 2018 para toda Família de Schoenstatt. Na alegria pelo ano jubilar e na gratidão pelos dez anos do Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, a Família parte animada para a missão de ser Santuário Vivo.