“Gostaria de lhe dizer uma coisa: a juventude não existe! Existem jovens, histórias, rostos, olhares, ilusões. Existem jovens. Falar sobre a juventude é fácil. Fazem-se projeções, porcentagens… Não. O seu rosto, seu coração, o que VOCÊ diz?”
As palavras do Papa Francisco dão o tom ao Encontro Pré-Sinodal que inicia hoje em Roma, 19 de março. Cerca de 300 jovens, dos cinco continentes, de várias religiões e também ateus participam dessa reunião, que se estende até sábado. Nesse encontro eles são ouvidos e suas colaborações serão utilizadas no material para o próximo Sínodo dos Bispos, cujo tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Segundo o representante do Movimento de Schoenstatt nesse encontro, Lucas Galhardo, “essa é a oportunidade de levar os desafios, os anseios, os sentimentos que a Juventude tem para a Secretaria do Sínodo, que vai colocar isso no material para os bispos sinodais. Como ele [o Sínodo] tem o foco na juventude, agora é realmente a hora de escutar, com força total, os jovens, aqui em Roma presencialmente, mas também virtualmente, por meio do Facebook, redes sociais, etc. Esse é realmente o grande momento do jovem ser ouvido, por isso, estou com grandes expectativas, e bem ansioso até, por esse momento histórico e importante”.
Falando sobre a contribuição do Movimento, ele acrescenta: “Schoenstatt tem muito no que ajudar, muito no que agregar nas diversas situações e circunstâncias. Eu procuro levar esse espírito do Movimento, a serviço da Igreja, como o Pe. Kentenich; atento à situação de como vai se desenrolar o encontro para fazer com que Schoenstatt contribua da melhor forma possível”.
Acompanhe mais informações pelo site: synod2018.va
Fotos da abertura (clique para visualizar):
Fotos: Synod 2018