Todo o Movimento reunido no início do ano.
Tadeu e Rosany Ramos – Nos dias 16, 17 e 18 de março aconteceu o XXI Encontro Diocesano do Movimento Apostólico de Schoenstatt da Diocese de Crato/CE. O Encontro contou com a participação de 110 pessoas de todos os ramos e apostolados da Obra de Schoenstatt presentes na Diocese: Liga de Famílias, Liga de Mães, Campanha da Mãe Peregrina e Terço dos Homens Mãe Rainha.
A jornada familiar, realizada no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, em Crato, iniciou-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana. Em sua homilia ele lembrou que “Jesus vem nos mostrar a sintonia Dele com o Pai. Tudo deve contribuir para que vocês conheçam cada vez mais a Jesus. E, através da Mãe Peregrina de Schoenstatt, Jesus se torna cada vez mais conhecido. Que esses dias sejam de riqueza espiritual, para que vocês possam crescer no Senhor”. Após a Santa Missa, Dom Gilberto abençoou a imagem Peregrina Auxiliar da Mãe e Rainha, que peregrina entre as paróquias da Diocese.
Sal da terra
O tema do encontro foi o lema trimestral de Schoenstatt no Brasil, “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”. A assessora do Movimento no estado do Ceará, Ir. M. Cassiana Jänisch, esteve presente durante todo o evento e ministrou palestras de formação acerca do tema do encontro e “O que Schoenstatt tem a oferecer à Igreja neste Ano Nacional do Laicato?”.
Sendo um assunto atual e amplo, o Ano do Laicato foi bastante abordado durante o encontro. O Diácono Vinícius Antonio Melo Sousa falou sobre o Documento 105 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”. Ele acentuou que os leigos e leigas têm papel de protagonistas, e não de meros expectadores, na vida eclesial.
Após o almoço, houve uma vivência sobre o tema “Leigo Missionário, vós sois a carta de Deus para o mundo”. A mensagem animava a Família de Schoenstatt a ser mensageira do carisma do Pe. José Kentenich para os novos tempos. Nessa ocasião foram encenadas algumas formas de atuação dos leigos, por meio de exemplos do Pai e Fundador e do Diácono João Luiz Pozzobon. Nesse sentido, o Movimento se prepara, em conjunto, para celebrar o ano jubilar Pe. Kentenich. Para isso haverá uma homenagem pelos 50 anos de vida eterna do Pe. José Kentenich no dia 30 de setembro de 2018.
Luz do mundo
O último tema abordado no encontro foi “Homens do Terço – Sal da Terra e Luz do Mundo – Fazedores da Civilização do Amor”. O conteúdo é apresentado pelo assistente eclesiástico da Diocese, Pe. José Ricardo de Barros Sales, que aponta: “O Terço dos Homens é um socorro do céu”. Ele recorda que muitos homens e famílias foram transformados por meio da Oração do Terço, pois é uma oração muito simples, mas capaz de mudar o mundo.
Durante o encontro houve também momentos de espiritualidade, com a oração do terço, adoração ao santíssimo sacramento e um ‘show mariano’.
O XXI Encontro encerrou-se por volta de meio-dia, no domingo, com a celebração da Missa de Envio e da renovação da Aliança de Amor. Os participantes saíram do encontro abastecidos e cheios de entusiasmo para continuar a missão de levar a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt a todas as suas paróquias e comunidades com muita fé e amor na Mãe e no seu Filho Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida.