Reunião dos representantes de Conselhos da Família de Schoenstatt.
Ir. M. Marcia Carmo da Silva – O Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, de Jacarezinho/PR, recebeu nesse final de semana, dias 24 e 25 de março, o encontro de delegados do Regional Paraná. Participaram 43 representantes da Família de Schoenstatt de diversos locais, como Cornélio Procópio/PR, Curitiba/PR, Rio Negro/PR, Guarapuava/PR, Londrina/PR, Presidente Prudente/SP, Ibiporã/PR, Maringá/PR, Assis/SP e Santa Cruz do Rio Pardo/SP.
Pe. Ivan Simicic, diretor nacional do Movimento de Schoenstatt e diretor do regional Paraná, explica o sentido desse encontro: “Tem uma finalidade geral que é reunir todas as cabeças dos conselhos, presidentes e representantes da Família de Schoenstatt para se ter um momento de partilha e de formação. Também oferecer aos presidentes orientações, ferramentas e ajuda no seu serviço aos grupos locais da Família de Schoenstatt. Outro objetivo particular é, a cada ano, assumir, junto com os dirigentes, as correntes de vida, as linhas de trabalho que são aprofundadas”.
Unidade na missão
Na manhã do sábado todos se reuniram no Santuário para um momento de oração e logo em seguida iniciaram o encontro com apresentação das diversas iniciativas que os locais estão fazendo para celebrar e divulgar o Ano Pe. Kentenich. Cada local enviou um vídeo que enriqueceu esse momento de troca e partilha de experiências. Em seguida foram apresentadas outras iniciativas que ocorrem no regional e no Brasil para aprofundar este ano jubilar.
Os trabalhos no período da tarde foram conduzidos pelo Pe. Ivan e tiveram como foco central o estudo do Vademecum (o livro com as diretrizes do Movimento no Brasil). Antes do encontro os participantes puderam enviar suas perguntas, de forma que esse estudo pôde responder às necessidades dos conselhos locais da Família de Schoenstatt. Para obter mais clareza sobre o assunto, como também uma troca de experiências, foi preparado um trabalho em grupo.
“É gratificante ter a oportunidade de participar de um momento tão grandioso como esse, onde nos sentimos como Família pertencente a um Movimento mundial e podemos alinhar nossos conhecimentos para que não haja nenhuma distorção na conduta que nós temos dentro de cada Santuário, essa unidade de Família é muito importante”, conta Celso Alves Campos, representante do conselho do Santuário de Guarapuava, que participou pela primeira vez do encontro de delegados.
A luz do Pai
A Família de Schoenstatt do regional Paraná encerrou esse primeiro dia de atividades junto ao Pai, numa vivência. A reflexão indicava que a luz do Fundador não se apagou no dia 15 de setembro de 1968, mas que ela continua acesa e ilumina todos os povos a partir da contribuição e do comprometimento de cada membro da Família de Schoenstatt, unidos ao Pai e profeta.
No domingo o Pe. Júlio Fabiano Rodrigues apresentou o Documento 105 da CNBB, com luz nas palavras do Pai e Fundador sobre o tema do laicato, e mostrou que desde sempre a Igreja reconhece a importância da atuação dos leigos, pois desde o antigo testamento eles são escolhidos como povo de Deus, participantes do sacerdócio real. Nesse aspecto ele ressaltou a necessidade de se resgatar a vocação inicial do leigo como sujeito ativo na Igreja.
Vilma Caldeira de Oliveira, presidente do conselho do Santuário de Jacarezinho, conta como foi acolher esse encontro: “Foi uma alegria muito grande, pois é o momento onde podemos compartilhar com todos os outros Conselhos as experiências que eles trazem, de ver como estão os acontecimentos e projetos de cada Santuário, que também enriquece nossa vida de Família aqui em Jacarezinho”.
Em saída
A sombra do Santuário os representantes da Família de Schoenstatt encerraram o encontro e iniciaram a Semana Santa com a Missa e procissão dos ramos. Na homilia, Pe. Ivan lembrou que nesse dia seria a festa da Anunciação do Senhor, na qual Jesus se encarnou no seio de Maria para trazer a redenção. Da mesma forma, diz ele, com o Domingo de Ramos Jesus inicia a redenção.
Selvino Muraro e a esposa Maria Goreti, que assumiram recentemente a presidência do conselho da Família de Schoenstatt no Santuário de Curitiba, contam: “Participar do encontro de delegados é enriquecedor porque entendemos a responsabilidade e um norte que o presidente do conselho tem que dar para o Movimento. O encontro de delegados nos traz essa riqueza, uma formação para que possamos nos aprofundar mais em Schoenstatt”.
Ao encerrar o encontro, Pe. Ivan aponta como essencial a aplicação dos pontos que foram tratados no encontro. Assim diz: “Cada um dos conselhos é diferente, as necessidades são outras e possuem diferentes graus de desenvolvimento, logo, não se espera algo igual para todos. Mas é essencial que todos apliquem os temas e assuntos que foram tratados”.
O encontro de delegados ocorre anualmente e visa gerar uma unidade entre os conselhos da Família de Schoenstatt de cada local, para crescer na fidelidade e no amor à missão segundo o coração do Pai.
Fotos: Cleiton Correa / Ir. M. Marcia Carmo da Silva