Renovando a consagração e a entrega à Mãe de Deus
Marta Manso / Karen Bueno – Após uma semana marcada por episódios de violência no Rio de Janeiro/RJ, o dia 18 de março, data da renovação da Aliança de Amor, é um dia de paz, alegria e amor no Santuário Tabor Redenção da Família. A vivência de céu, segurança, confiança e muita paz é um contraste e uma resposta aos desafios da capital fluminense.
Nesse dia de clima agradável, a renovação da Aliança foi presidida pelo bispo da Diocese de Petrópolis/RJ, Dom Gregório Paixão, acompanhado por seus diocesanos e outros peregrinos de muitas cidades, estados e dioceses. Juntos, sentiam a presença acolhedora da Mãe de Deus nesse lugar de graças e saboreavam o amor e a confiança filial.
Desde sempre no coração de Deus
Ao ponto alto do dia, a Santa Missa, Dom Gregório recorda a sociedade marcada pelo medo. E qual a saída para o medo? A resposta está no evangelho, diz ele, sempre e em tudo acreditar na vida, pois Deus quis a cada um de nós, Deus pensou em nós antes de nossa existência. Dom Gregório acentua que “nós já estávamos no coração de Deus desde sempre e ele nos chamou a viver este tempo, aqui e agora, por isso, quando alguém se vai, é porque Deus sentiu saudades dessa pessoa e a chamou de volta ao seu convívio”.
Com a ‘mão no pulso do tempo’, Dom Gregório afirma: “Deus é o Deus da Esperança, da vida, por isso devemos viver uma vida nova, renascida do amor e não nos acostumarmos com a liberalidade e com a promiscuidade. Quando o governo não faz o que deveria fazer, quando calamos diante de todas as coisas, qual é a resposta? A resposta é Jesus, o amor, a coragem. Temos, por exemplo, Maria, alguém que soube viver a esperança. A sociedade de época em que ela vivia também era violenta, havia também pobres e a tristeza desejava reinar, mas Maria, superando todas as críticas, assumindo o projeto de Deus, juntamente com José que ensinou a Jesus Cristo o que é ser homem – porque Deus ele sempre foi – Maria sofreu, Maria viu a tristeza, mas não teve medo, foi discípula e hoje é nossa intercessora”.
Dom Gregório ainda acrescenta em sua reflexão: “Se quisermos que Jesus reine, precisamos superar tudo pela força do amor! Jesus é a única esperança. Ninguém amou Jesus mais do que sua própria Mãe. Deixemos de lado todos os nossos medos. Viver a alegria que ninguém pode nos roubar”.
Diante da Mãe
No período da tarde novamente foi celebrada a Santa Missa, agora presidida pelo Pe. Alan Augusto Gomes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Padre Miguel (Vicariato Oeste).
Após três meses da ordenação sacerdotal, essa é a primeira vez que ele celebra no Santuário, consagrando à Mãe de Deus essa nova missão.
Ambas as celebrações foram concluídas com a renovação da Aliança de Amor, diante do Santuário, entregando todas as contribuições ao Capital de Graças e reafirmando o amor e a entrega à Mãe de Deus.