Trabalhos, encontros, orações… A Aliança frutifica em Frederico Westphalen.
Ir. M. Elisa Görck – Os dias 24 a 26 de março foram movimentados para a Família de Schoenstatt da Diocese de Frederico Westphalen/RS. Uma série de encontros e atividades ao redor do Santuário Tabor Porta do Céu davam o tom de um ano que começa repleto de ardor e entusiasmo pela missão.
O Pe. Argemiro Ferracioli acompanhou os grupos do Movimento e falava, nos encontros, sobre seu tema predileto: a vinculação do Diácono João Pozzobon ao Pe. José Kentenich.
O primeiro grupo a se reunir foi a Liga de Famílias de Schoenstatt de Rodeio Bonito/RS, que realizou seu encontro de abertura no sábado a noite. Com grande participação e interesse, se inteiraram das correntes de vida da Obra de Schoenstatt para este ‘Ano Pe. Kentenich’.
Mãe Peregrina
No domingo houve um encontro de coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Entre os temas trabalhados estava o Ano do Laicato, o Ano Pe. Kentenich e, mais uma vez, Pe. Argemiro falou sobre a vinculação do Sr. João ao Pai e Fundador.
Depois do almoço, dois representantes da Missão Jovem Universitária de Schoenstatt e uma integrante da Juventude Feminina de Schoenstatt deram seu testemunho sobre o trabalho missionário que realizam com a Mãe Peregrina. Em seguida os coordenadores e missionários rezaram o Terço, meditando algumas etapas da vida do Pe. Kentenich. À medida que iam rezando, foi se formando um mosaico com a imagem do Pai e Fundador, até aparecer a sua imagem inteira.
À tarde houve a procissão com os ramos bentos, a partir do Santuário Tabor Porta do Céu. No final do encontro os coordenadores e missionários, diante do Pe. Kentenich, receberam um envelope, assumindo o compromisso de escrever seus pedidos e graças alcançadas.
Antes de regressarem às suas casas, renovaram a oração de compromisso e receberam o envio apostólico. O encontro começou e terminou no Santuário, com as bênçãos da Mãe e Rainha.
Liga das Mães
Na segunda-feira foi a Liga das Mães que se reuniu no Santuário. 40 mães participaram, no total, sendo 16 de Palmeira das Missões/RS e as outras de Frederico Westphalen. Entre elas havia algumas que conheceram o Sr. João Pozzobon, o que tornou ainda mais interessante a palestra do Pe. Argemiro e as animou para também se vincularem ao Pai e Fundador.
Ao concluir a palestra, o Pe. Argemiro recebeu uma Peregrina, uma coroa e um cetro para coroar a Mãe Três Vezes Admirável como Rainha da canonização do Pe. Kentenich e do Diácono João Luiz Pozzobon. Aproveitando a oportunidade, as mães cantaram parabéns à dirigente diocesana pelo seu aniversário.
Terço dos Homens
À noite o Terço dos Homens Mãe Rainha reuniu-se no Santuário para a Santa Missa. Em seguida houve a oração do Terço e, mais uma vez, a palestra sobre a vinculação de João Pozzobon com o Pe. Kentenich. Todos tomaram essas duas personalidades – Kentenich e Pozzobon – como modelo para a vida diária e para a aspiração à santidade.
A vida floresce em Frederico Westphalen neste ano jubilar e aumenta o entusiasmo para se construir, a partir do Santuário – que é porta do céu – uma nova terra mariana.