“Sempre que andava por aí afora, caminhando nos campos, tinha presente o grande sacrifício de Cristo, que carregou a Cruz, e o fez por amor de todos nós. Também queria incluir-me nisso, dando minha pequena contribuição, cooperando no seu sacrifício…” (Diác. João Pozzobon)
Ir. M. Rosequiel Fávero – Seguindo as pegadas do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, a Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS acompanha as estações da Via Sacra com o Senhor. Na Sexta-feira Santa, 30 de março, mais de 200 pessoas se encontraram junto ao Santuário Tabor para, dali, partir em peregrinação rezando a Via Sacra até a Vila Nobre da Caridade.
O Diác. João Luiz Pozzobon idealizou essa Via Sacra, organizando o roteiro e acompanhando de perto a confecção das estações. Ele, contudo, não chegou a conhecê-la, pois foi rezada somente após a sua morte, na quaresma de 1986.
Com um clima muito ameno, que ajudou a vencer as mais de duas horas de caminhada, a Via Sacra contou neste ano com a participação de muitas famílias, com suas crianças, jovens, adultos e idosos. Em cada estação, após a reflexão, era deixada uma rosa amarela, símbolo do ‘nosso estar presente’ com Jesus e Maria na difícil caminhada até o Calvário. As últimas três rosas foram ofertadas na 15ª estação por uma senhora de 85 anos, que acompanhou muito feliz todo o trajeto a pé.
A manhã de oração da Sexta-feira Santa foi concluída junto à ‘Capelinha Azul’, com a consagração a Nossa Senhora e a bênção pelo Pe. Vandemir Meister.
Fotos: Ir. M. Rosequiel Fávero / Elaine Flores