Reunião de Movimentos e Associações Eclesiais.
Karen Bueno – Representantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt participaram da 10ª Reunião Anual de Dirigentes de Movimentos Eclesiais, Associações e Serviços. O encontro tem como propósito “aprofundar a comunhão entre os carismas, em vista de uma eficaz e provocadora revitalização de todos eles na vida da Igreja e da sociedade”. A reunião realizou-se nos dias 16 a 18 de março no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista/SP.
Pelo Movimento de Schoenstatt participaram o diretor nacional, Pe. Ivan Simicic, o casal Vagner e Ilma Lima, da União de Famílias, Ir. Lucia Maria Menzel, do Instituto das Irmãs de Maria, Davi Vilarinho e Natália Madeira, da Juventude Apostólica, e Geni Maria Hoss, da União Feminina. Todo o trabalho deste ano, na reunião, baseou-se no Documento 105 da CNBB, que fala sobre a missão e vocação do leigo na Igreja e na sociedade.
Sal da Terra e Luz do mundo
O encontro contou com a participação de representantes dos diversos movimentos e associações eclesiais. Cada grupo levava consigo os símbolos (logomarcas) característicos, que foram apresentados numa procissão, até formar um ambiente de exposição e unidade intereclesial. “Foi uma participação bastante importante de Schoenstatt, porque tivemos representantes de diversas comunidades. Essa reunião foi uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o Documento 105 e sobre o que está sendo o Ano do Laicato nos movimentos. Depois, serviu para estar presente e partilhar, para conhecer e ser conhecido”, salienta o Pe. Ivan sobre a presença de Schoenstatt no encontro.
A reunião foi coordenada pela presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza Schuina, e por Laudelino Augusto Santos Azevedo, da Comissão do Laicato da CNBB. Os diversos movimentos e associações partilharam como estão vivendo o Ano dos Leigos em seus variados carismas. Schoenstatt salientou seu trabalho com a Campanha da Mãe Peregrina e as diversas correntes de vida entre os ramos e comunidades da Obra.
Semana Missionária
Uma das propostas da reunião era planejar uma atuação comum durante e a partir do Ano do Laicato, com base no Doc. 105. O caminho encontrado foi o apoio à Semana Missionária Nacional, a realizar-se entre 22 e 28 de julho de 2018.
“Chegar a objetivos comuns é difícil, então a proposta é que os movimentos apoiem a Semana Missionária do Ano do Laicato. Todos os movimentos, através de seus membros inseridos nas dioceses, podem ajudar para que essa semana aconteça nas paróquias e dioceses, essa foi uma proposta comum”, diz o Pe. Ivan Simicic.
Participar dessa reunião é importante, para Schoenstatt, em vários aspectos; um deles é colaborar na unidade dos carismas, como deseja o Fundador, Pe. José Kentenich. “É importante estarmos presente para atuar no sentido da Confederação Apostólica Universal. Estar com outros movimentos e associações, partilhando as metas da Igreja brasileira, partilhando o carisma de cada um. Houve uma boa resposta do Movimento com o grupo que participou; sentiram nossa presença”, comenta o diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt.