Terceira catequese rumo ao Encontro Mundial das Famílias:
Conteúdo sobre a canção do vídeo introdutório
Clique para visualizar e baixar a catequese completa
“Não sabeis que eu devo ocupar-me das coisas que são de meu Pai?” (Lc 2,49)
Estas são as únicas palavras que os Evangelhos nos transmitem de Jesus aos 12 anos. Nenhuma outra exclamação, ou afirmação, ou apenas uma palavra d’Ele naquela idade. Certamente, estamos diante de uma expressão bastante complexa que, a primeira vista, quase perceberia uma falta de respeito de Jesus com José e Maria, quase surpreso e indignado, quase surpreso e indignado porque os Seus deveriam saber o motivo da sua permanência no templo de Deus sem dar qualquer aviso.
Na realidade, por trás dessas palavras um tanto enigmáticas, o mistério de sua filiação é obscurecido e, nele, a descendência de cada homem, porque todo filho do homem, mesmo antes de ser tecido no ventre materno, antes mesmo de ser desejado pelos pais (e quantas vezes não desejado porque chegou fora dos programas humanos), sempre foi cobiçado pelo coração de Deus. Assim, o Papa Francisco afirma com determinação: “Cada criança, que se forma dentro de sua mãe, é um projeto eterno de Deus Pai e do seu amor eterno: ‘Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei’ (Jr 1, 5). Cada criança está no coração de Deus desde sempre e, no momento em que é concebida, realiza-se o sonho eterno do Criador. Pensemos quanto vale o embrião, desde que é concebido! É preciso contemplá-lo com este olhar amoroso do Pai, que vê para além de toda a aparência” (Al 168).
Não somente Jesus, enquanto Filho de Deus, é chamado a ocupar-se das coisas de seu Pai, mas cada filho, nunca sendo propriedade de seus pais, pertence ao Pai Celestial, que sempre teve um sonho muito grande e surpreendente a ultrapassar a imaginação e as expectativas de seus pais terrenos. A questão fundamental, portanto, é esta: qual é o sonho de Deus em cada homem? O que Ele realmente sonha para que cada um de seus filhos possam tornar sua vida excelente e extraordinária?
…
A reflexão continua, para ler o texto completo e visualizar as perguntas acesse: laityfamilylife.va
Todo o material de formação das catequeses está disponível neste link: clique
* O IX Encontro Mundial das Famílias ocorrerá em Dublin, na Irlanda, de 21 a 26 de agosto deste ano.