Os desafios de ser santo no mundo atual.
Karen Bueno – O Papa Francisco lança nesta segunda-feira, 9 de abril, a sua nova Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate” (Alegrai-vos e exultai). Na solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa traz, por meio deste documento, indicações sobre como viver a santidade – um chamado que é para todos – em um mundo que apresenta tantos desafios à fé.
É precisamente o espírito de alegria que o Santo Padre escolhe colocar na abertura de sua última Exortação Apostólica. Os capítulos perpassam os riscos – que o Papa chama de “inimigos sutis da santidade” – e mostram caminhos para ser santo, com destaque para as Bem-Aventuranças e as obras de misericórdia.
A reflexão chave dessa Exortação é a santidade na vida diária, pois, como escreve o Papa, “ser santo não significa revirar os olhos num suposto êxtase” (n. 96), mas viver Deus por meio do amor aos últimos.
No quarto capítulo ele repassa as características “indispensáveis” para entender o estilo de vida da santidade: “perseverança, paciência e mansidão”, “alegria e senso de humor”, “audácia e fervor”.
Os 177 parágrafos não são – adverte o Papa – “um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções”, mas uma maneira de “fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade”, indicando “os seus riscos, desafios e oportunidades” (n. 2).
Clique para visualizar Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”
Com informações de vaticannews.va