Cidade de Barroquinhas/CE recebe o encontro diocesano.
Ir. M. Cassiana Jänisch – A Diocese de Tianguá/CE realizou no último sábado, dia 7 de abril, a 2ª Jornada Diocesana da Mãe e Rainha. Este ano, o encontro foi sediado pela cidade de Barroquinhas/CE, no ginásio esportivo da Escola Jaime Laurindo, reunindo coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de toda a Região Norte da Diocese.
A abertura do encontro se deu com a oração do Ofício da Imaculada Conceição pelo grupo de cantos que animou todo o evento. Em seguida, o Pe. Jerônimo Campos da Silva, que é pároco e vigário episcopal da Região, prosseguiu com a acolhida das paróquias e convidou a todos para o café da manhã.
Formação e espiritualidade
A primeira palestra do dia é dada pelo Pe. Jerônimo, cujo tema trata a evolução da figura de Maria na visão da Igreja. Ele ajudou a aprofundar a posição da Mãe de Deus na vida de Cristo e da Igreja a partir dos quatro dogmas marianos. A segunda palestra: “Ano Nacional do Laicato – chamados a sermos missionários com a Mãe Peregrina” e a terceira palestra “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”, foram dadas pela assessora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, Ir. M. Cassiana Jänisch, sobre as correntes atuais da Igreja e do Movimento.
Pe. Elias Sousa de Brito, assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese, manifestou sua gratidão pelo trabalho da Campanha na Região. A Sra. Luzia Maria Maria Freire, foi apresentada como nova coordenadora diocesana, cuja missão ela assumiu desde o mês de março deste ano.
Cada paróquia teve a oportunidade de apresentar sua história com a Mãe e Rainha de Schoenstatt e a criatividade transbordou entre poemas, poesias em cordel e apresentações.
Envio missionário
O bispo diocesano, Dom Francisco Edmilson Neves Ferreira, presidiu a Santa Missa de encerramento. Ele contemplou em sua homilia a ressureição de Cristo, o Domingo da Misericórdia e a Mãe e Rainha como Mãe de Misericórdia, que peregrina às famílias. Dom Francisco ainda falou das contribuições ao Capital de Graças como esforço pela santidade.
A presença do bispo diocesano e da maioria dos padres da Região foi uma alegria para o Movimento Apostólico de Schoenstatt e o povo em geral que participou da Santa Missa. Também se fizeram presentes autoridades políticas da cidade anfitriã do evento e de cidades vizinhas.
Desde o ano passado (2017) decidiu-se entre a coordenação regional e as coordenações paroquiais da Campanha da Mãe Rainha que seria realizada uma jornada anual na Região Norte. Neste segundo ano, a coordenadora da Região, Antônia Ferreira da Costa, e as coordenações paroquiais começaram um intenso trabalho missionário, com o apoio do Pe. Jerônimo Campos da Silva. Com entusiasmo essa equipe anuncia que o local da próxima Jornada da Mãe e Rainha, em 2019, será na cidade de Chaval/CE, com expectativa de ainda mais unidade e ardor missionário.