Você conhece seu filho?
Conhece seu estilo favorito de música? Sabe qual a maior queixa ou reclamação que ele tem da família? O que ele gostaria de mudar ou modificar nele mesmo?
Você conhece sua mãe?
Qual foi a melhor coisa de sua infância? Ela é feliz com seu trabalho? Dá para conciliar bem com a maternidade? Do que ela tem medo? Qual seu maior sonho atualmente?
Sueli Vilarinho – As perguntas acima são uma parte do “Café com Diálogo”, realizado pela Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá, São Paulo/SP, entre mães e filhos. A conversa aconteceu nesse domingo, 15 de abril, no Santuário Sião do Jaraguá. Participaram 21 mães, acompanhadas pelos seus 29 filhos. Mais que diálogo, essa vivência propõe conhecer o outro e dar-se a conhecer, para que o amor cresça e floresça mutuamente.
As idades dos filhos variam entre 8 e 34 anos. A condução do café se deu pelo casal Antonio Carlos Vicente e Sueli Vilarinho, também com a presença da assessora, Sra. Raquel Padilla.
O encontro começou com a encenação de um teatro chamado “O Duende e a Ponte”. Nele, a mãe sempre interfere, alertando e guiando o filho para a escola. Por fim, a mãe do duende também o incentiva a ir à escola. Mostra o papel da mãe como educadora e incentivadora.
O tema do diálogo foi dirigido por meio de um questionário para as mães: Mãe conhece seu filho? E para os filhos: Filho conhece sua mãe?, com 25 perguntas direcionadas. Essa parte aconteceu durante o Café da Manhã e quando um dos dois não sabia a resposta, era o momento do diálogo.
Houve também uma dinâmica de ‘telefone sem fio’, que mostra o quanto o diálogo pode ser entendido de formas distorcidas. Outra vivência marcante foi o jogo de Voley-lençol, para o incentivo de trabalho em equipe, sempre juntos por um objetivo comum.
Aos cuidados da Rainha Educadora
Num momento de confiança à Mãe e Rainha, as mães foram convidadas a coroar Nossa Senhora como Rainha Educadora e entregaram suas maiores dificuldades num coração que foi ofertado na Santa Missa e no Capital de Graças.
Os filhos, por sua vez, coroaram suas mães como Rainhas do Lar, dada a importância que elas têm dentro de casa e na vida de cada um.
Por fim, a consagração à Mãe, Rainha, Educadora e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que aceita o empenho e o amor de cada mãe e de cada filho.
O projeto “Café com Diálogo” é original da Polônia, criado pelas famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt desse país. É realizado de diferentes formas: entre pais e filhos, entre mães e filhos, entre esposo e esposa… sempre promovendo a vinculação e o crescimento familiar.