Gente que atravessa a cidade e passa na Casa da Mãe.
Márcia Kazumi / Ir. M. Rosequiel Fávero – Na manhã de domingo, 22 de abril, a Família de Schoenstatt da ‘Capital de todos os gaúchos’ acolheu os peregrinos do ‘II Caminho de Porto Alegre’.
O Caminho de Porto Alegre é uma caminhada contemplativa, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Com 21 km de extensão, o trajeto perpassa vários pontos turísticos, religiosos e históricos da capital gaúcha. É organizado pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (Frentur) e da Prefeitura Municipal. O Caminho é aprovado pela Catedral de Santiago e os 21 km percorridos em Porto Alegre poderão ser somados às rotas do Caminho de Compostela.
Uma parada na Casa da Mãe
Mais de 550 peregrinos, de diferentes localidades, caminharam por Porto Alegre, saindo da Catedral Metropolitana e atravessando a cidade, do Centro Histórico à Zona Sul.
No meio do trajeto chegaram ao Santuário ‘Maria Cor Ecclesiae’ (ponto oficial do itinerário) para carimbar suas credenciais e, para muitos, conhecer o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Ir. Maria Aparecida Gehm destaca a importância do evento: “Acredito que este fato mostra realmente a importância do Santuário de Schoenstatt para nossa cidade e o torna ainda muito mais conhecido pelo público em geral. Muitas das pessoas que participaram do Caminho de Porto Alegre, e estiveram no Santuário pela primeira vez, expressaram que ‘nunca haviam imaginado que houvesse um lugar onde se experimenta tanta paz e tranquilidade para a alma’. Muitos afirmaram que retornarão em outras oportunidades com suas famílias, pois experimentaram que ‘aqui é bom estar!’. Desta forma, encontram, pelo ‘Caminho de Porto Alegre’, o caminho ao Santuário e a partir dele recebem as graças e forças para seguir o Caminho da vida”.
A assessora também acentua a contribuição missionária deste roteiro de peregrinação: “Como Família de Schoenstatt nos sentimos muito felizes pelo Santuário Maria Cor Ecclesiae ser um ponto oficial deste percurso. Como Schoenstatt em saída, temos muito interesse em apoiar essa iniciativa, pois percebemos uma ótima oportunidade de colocar nosso carisma a serviço da igreja pela salvação do mundo. Com certeza nossa Mãe e Rainha também se alegra em receber tantos peregrinos em sua casa e os abençoa”.
Mais informações sobre o Caminho de Porto Alegre
Fotos: Márcia Kazumi