Retiro para os Membros da Liga Apostólica de Schoenstatt.
Adelmo e Ana Paula Dal Pozzolo / Karen Bueno – Neste final de semana, dias 21 e 22 de abril, o círculo de Membros da Liga Apostólica de Schoenstatt do Regional Sul se reuniu em retiro. O encontro foi realizado no Centro Mariano, em Santa Maria/RS, num especial momento de silêncio, reflexão e oração. Ao todo, participaram 36 pessoas, integrantes da Liga Feminina, Liga de Famílias e Liga das Mães das Dioceses de Santa Maria/RS, de Porto Alegre/RS e de Santa Cruz do Sul/RS.
O tema central do retiro abordava a vinculação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon com o Pe. José Kentenich, na intenção de ajudar cada membro a crescer no amor filial ao Pai. As meditações foram conduzidas pelo Pe. Argemiro Ferracioli, que, nas suas reflexões, falou sobre a importância de se reservar tempo para um retiro e deu pistas para uma boa confissão.
Num estilo original de pregação, Pe. Argemiro não fez as ‘tradicionais palestras’, mas estimulou a que, após o encaminhamento inicial, cada um saboreasse, de forma silenciosa e individual, as orientações, de modo a aprofundar interiormente os assuntos tratados.
Não queremos ser um novo herói?
Teve, também, uma vivência no Santuário baseada nas palavras do Pe. José Kentenich de 1947 e 1948, quando falava sobre ser um “herói da liberdade”. João Pozzobon se colocou como esse herói, dizia a reflexão, que também questionava: “E hoje, não queremos ser um novo herói a seu exemplo?”
Antes da Missa de encerramento, às 11 horas de domingo, cada ramo renovou, separadamente, a Oração de Membro da Liga. No Santuário Tabor, todos assinaram novamente um documento de compromisso e o entregaram à Mãe e Rainha, finalizando esse momento de encontro interior e de aprofundamento na fé.