Leigos como protagonistas em saída.
Cristina Gatto – Como poderemos ser ‘sal e luz’, atendendo ao pedido da Igreja do Brasil? Como transformar nossa terra em terra Mariana?
Em resposta a esses questionamentos, a Família de Schoenstatt da Diocese de Presidente Prudente/SP realizou, nos dias 20, 21 e 22 de abril, as Missões Marianas. O desejo inquietante de partilhar o amor de Deus impulsiona cada um a sair da comodidade. É assim que 93 missionários, dos diversos ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt, são enviados à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Presidente Prudente. Eles vão, de casa em casa, com a Mãe Peregrina nos braços, conversando, ouvindo e convidando s pessoas para participarem da vida da comunidade.
As missões iniciaram na sexta-feira à noite, com a Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Milton Gonzaga de Lima. Nessa primeira celebração, ele motivou a todos, ressaltando a importância de atender ao apelo do Papa Francisco e ser uma Igreja em saída.
Muito amor a se partilhar
Divididos em três comunidades, formando 12 famílias missionárias, os grupos saíram às casas do bairro que pertence à paróquia. Partiram vibrando pelas ruas, o coração pulsando forte, transbordando amor, tendo Maria como modelo. Junto com eles também estavam a Ir. M. Nelly Mendes, assessora da Liga das Mães do Regional Paraná, e o seminarista diocesano Danrley Gabriel Alves.
A grandeza do amor de Deus se demonstrava a cada passo… Os tímidos, os experientes, aqueles que nunca imaginaram ter coragem de bater em uma porta desconhecida eram exemplos de superação e conquista.
Missão é uma oportunidade para entrar na ‘Escola de Maria’
Na vivência do Ano do Laicato, o desejo dos missionários é se ‘dissolver’ como o sal entre as famílias e, ao mesmo tempo, apontar caminhos e brilhar como a luz, trazendo esperança para o povo. Isso se concretizou entre as comunidades dos bairros Humberto Salvador, Watal Ishibashi, Parque Castelo Branco, Augusto de Paulo, Vila da Fraternidade e Sítios. Cada família missionária partilhou, nesses locais, seu maior tesouro: a Mãe e Rainha com Jesus nos braços.
O saldo das Missões Marianas? Muitas graças que não são possíveis de se descrever. Além disso, 402 famílias desejam receber a Mãe Peregrina e em 730 residências foi entronizada a imagem da Mãe e Rainha. Isso, porque, como acentuava o Pe. José Kentenich, Maria “é a grande missionaria, ela realiza milagres”. Assim, em Presidente Prudente forma-se, cada vez mais, uma nova terra mariana.
Mais fotos das Missões Marianas