Dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt realizam encontro regional.
Ir. M. Marcia Silva – Nos dias 20 a 22 de abril, aconteceu na Casa Tabor de Maria, a sombra do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, o Encontro de Dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt do regional Paraná. Participaram 23 casais e oito assessores das 12 cidades do regional.
O encontro iniciou com um momento de aprofundamento no pensamento do Pe. José Kentenich, reflexão organizada pelo Pe. Ivan Simicic, diretor nacional do Movimento de Schoenstatt e assessor regional da Liga de Famílias. Sua reflexão abordou questões sociais emergentes e o posicionamento da pedagogia de Schoenstatt, capaz de promover o bem sócio e espiritual, além da manutenção e da coesão da Liga de Famílias frente aos desafios do tempo.
“A leitura e a discussão desses textos levou a um confronto com os desafios e realidades do tempo atual, levando-nos a refletir sobre a missão da família no mundo de hoje”, disse Mauro Galhiane, de Presidente Prudente/SP.
Guias
Os casais Mity e Luiz Shiroma, da Liga de Famílias, Elaine e Fábio Melquiades, da União de Famílias, e Luis Carlos Mozzato do Instituto de Famílias prepararam e conduziram as três oficinas do encontro. “Nas oficinas foram trabalhados temas pertinentes à missão dos dirigentes, como o Itinerário Pedagógico da Liga de Famílias, que está em processo de implantação; o tema da liderança em Schoenstatt, que é sempre atual e estimula os dirigentes a exercerem sua tarefa iluminada; e o tema do Ano do Laicato. Como um Movimento laical de guias, queremos compreender sempre mais o papel do leigo no mundo, na Igreja e na sociedade”, diz a Ir. M. Patrícia Lemes, assessora regional da Liga de Famílias.
Os elementos do ideal nacional da Liga de Famílias – Hino, oração e símbolo – foram aprofundados pelo casal Terezinha e Alberto Gomig, do Instituto de Famílias e assessores da Liga de Famílias em Maringá/PR; esses elementos ganharam destaque no encontro. “O empenho para que a Liga de Famílias do Brasil se consolide cada vez mais como ‘Santuário Vivo de Shoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo’ tomou corpo e forma, este assunto deverá permear as ações em todo o regional”, comenta Mauro Galhiane, que também anuncia: “A definição da bandeira da Liga de Famílias do Brasil foi apresentada e em breve deve estar disponível para confecção”.
Envio
Uma vivência e a adoração ao Santíssimo Sacramento, preparadas pela Ir. M. Patricia Lemes e por Ir. M. Doralice de Souza encerraram as atividades do sábado.
“Com o nosso Pai e Fundador queremos estar sempre com o ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo”, diz a Ir. M. Patrícia, explicando a motivação que perpassou a todos no encerramento do encontro. Com novo entusiasmo, os dirigentes partiram motivados para viver o Ano do Laicato e a missão de dirigentes da Liga de Famílias em seus locais, sendo sal da terra e luz do mundo por uma nova terra mariana.