Primeira Missão regional da Família de Schoenstatt no sul.
Karen Bueno – “Precisamos reacender o fervor da fé. Estou muito esperançoso e feliz”, diz o Pe. Roque Machado, pároco em General Câmara/RS e membro da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Ele se refere à Missão Família Tabor, que inicia neste final de semana em sua comunidade, Paróquia São Nicolau. “Vai ser algo diferente, um sinal de Deus. Espero muitos frutos, um ‘chacoalhar’ religioso; espero reacender o fervor com a presença da Mãe e sua marca providencial através desses missionários que estarão aqui”.
Pela primeira vez a Família de Schoenstatt do Regional Sul se reúne, como um todo, para sair em missão. Cerca de 70 missionários, dos diversos ramos, comunidades e apostolados da Obra de Schoenstatt, visitarão as famílias do município de General Câmara/RS. “Essa missão quer ser um presente ao nosso Pai e Fundador no ano jubilar. Queremos anunciá-lo, também anunciar a Mãe de Deus e contribuir para a construção da nova terra mariana”, explica a Ir. Gloria Maria Melo.
Envio
O envio acontece nesse sábado, dia 28 de abril, no Santuário de Porto Alegre, com o lema: “Família Tabor em saída por uma nova terra mariana”. Vão participar representantes das Dioceses de Santa Maria/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santo Ângelo/RS, Frederico Westphalen/RS e Porto Alegre/RS.
Os grupos ficarão hospedados, em General Câmara, nas casas cedidas pelo Exército e em casas de família. As missões se encerram no dia 1º de maio.
Um presente especial
Nas visitas às casas, alguns terços serão presenteados às famílias. Cada um desses terços foi rezado, desde algum tempo, por alguma pessoa do Movimento. Eles representam as contribuições ao Capital de Graças na intenção da família dessa casa.
Outro presente especial para a comunidade é a entronização do quadro da Mãe e Rainha na paróquia, no 1º dia de maio. A Ir. Gloria Maria conta que os representantes de “cada Santuário de Schoenstatt trazem consigo um pouco de terra desses Santuários do Rio Grande do Sul e vamos misturar para simbolizar a nova terra mariana que queremos levar para General Câmara. Com essa terra vamos plantar uma flor no local onde o quadro da Mãe será entronizado, como marco da missão”.
Atividades diversas
Os missionários passarão de casa em casa levando a Mãe Peregrina, rezando com as famílias, conversando e evangelizando. Haverá também oficinas para crianças, jovens e adultos na paróquia, que serão momentos de partilha e diálogo. Antes da Missa será rezado o Terço todos os dias: “Os terços serão feitos de maneira dinâmica; um dia será encenado, outro dia um terço luminoso, outro dia o terço das rosas, para que todos tenham alegria de participar”, conta a assessora.
Para o domingo está prevista uma atividade diferente: “As Missões acontecem dentro da programação da festa do município. Então teremos uma ‘Noite Gospel’ no domingo, organizada pelas igrejas da cidade. Cada igreja – de diferentes denominações – vai oferecer algo para a comunidade. Vamos falar da nossa fé, da Mãe de Deus, também um pouco sobre Schoenstatt”.
A Santa Missa de encerramento será celebrada no dia 1º de maio, às 10h30min, com uma procissão em torno da praça.
Ano do Laicato
Toda a aspiração dessas missões se baseia nas virtudes do Hino da Minha Terra, pois o grande anseio é lançar sementes para a construção de uma nova terra. Dessa forma, a Família de Schoenstatt do regional sul dá passos concretos segundo a proposta do Ano dos Leigos, comprometida em ser ‘sal da terra e luz do mundo’.
Pe. Roque, com expectativa e alegria, acolhe a todos: “A Mãe de Deus vai derramar muitas graças por aqui, tenho certeza. Sejam bem-vindos! Nós vos aguardamos com um coração acolhedor. Nos cum prole pia, benedicat Virgo Maria”.