A Família de Schoenstatt entra em campo para celebrar o Ano Jubilar.
Renata Orsato / Clélia Eckert / Franciane Wazen – Começou, neste final de semana, a primeira etapa da “Copa Kentenich”, em Curitiba/PR. Os membros dos diversos ramos, comunidades e apostolados da Família de Schoenstatt se uniram em equipes para aprofundar sua vinculação com a pessoa do Pai e Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Pe. José Kentenich.
A ‘Copa Kentenich’ será uma disputa de amor e aprendizado sobre o Pai e de união entre os irmãos na Aliança de Amor, realizada pelo Movimento em Curitiba. As provas serão variadas, no sentido de formação, recreação e vinculação. Serão várias “fases” com diversos “jogos” e os gols são as contribuições ao Capital de Graças, o empenho pela missão do Pai. Na programação consta uma prova ao estilo “Batalha Naval”, nomeada “De Olho no Placar”, também um Terço com mistérios inspirados na infância do Pai e Fundador e nos quatro Marcos Históricos de sua vida e da Obra de Schoenstatt, além da Missa de Aniversário do Pai e Fundador. A cada mês um novo e diferente desafio para as seleções.
A largada foi dada nas primeiras Missas do Tríduo em preparação à Festa de Aniversário do Santuário Tabor Magnificat. Quem marcasse presença nas celebrações dos dias 28 e 29 de abril poderia contabilizar os primeiros pontos das equipes. A comissão que organiza a Copa – chamada “Fifa” – montou as seis ‘seleções’, que irão disputar as partidas: “Elas são compostas da mistura entre os ramos, Uniões, Institutos e diversos grupos que vão competir. Então tem crianças, tem adultos, tem mães, casais… A ideia é vincular a Família inteira no espírito que nosso Pai pensou”, explica a assessora, Ir. M. Doralice de Souza.
Golaço de unidade
No segundo e terceiro finais de semana do Tríduo (5/6 de maio e 12/13 de maio), as presenças nas Missas continuarão valendo pontos. Inclusive, quem comparecer a mais de uma Missa pode contar com a pontuação extra, visto que os temas das celebrações são importantes para se trabalhar a temática do Ano Pe. Kentenich: Lar, Família e Igreja.
No dia 20 de maio, data da Festa de 33 anos do Santuário Tabor Magnificat, serão promovidas diversas atividades entre os participantes da Copa Kentenich. A final da disputa será no mês de outubro, com destaque para o mês jubilar de setembro, quando se completam os 50 anos de falecimento do fundador. As equipes têm até o dia 6 de maio para eleger seus “técnicos” e até o dia 13 de maio para escolher os nomes de suas seleções.
Com o desejo de “marcar um golaço de unidade”, a Família de Schoenstatt entra em campo para aproveitar este ano jubilar ao máximo, formando o “time” que o Pai sonhou a serviço da Igreja e da sociedade por uma nova terra mariana.