Um Dia de Ação de Graças em romaria.
Ir. M. Rosequiel Fávero – Maio começou com uma neblina ‘quase garoa’ em Santa Maria/RS, muito conhecida para os que moram no ‘Coração do Rio Grande do Sul’. As previsões climáticas apontavam para uma ‘provável chuva’. Mas nada disso atrapalhou a 39ª edição da Romaria de Ação de Graças ao Santuário Tabor, no feriado de 1º de maio.
Centenas de peregrinos levaram a imagem de São José Operário e da Mãe e Rainha, cantando e rezando pelas ruas de Santa Maria, partindo da igreja matriz da paróquia São José do Patrocínio, que fica no bairro oposto ao do Santuário. O pedido especial deste ano, além de recordar sempre os trabalhadores e os desempregados, foi a paz “para as famílias, para o Brasil e para o mundo”, como enfatizou repetidas vezes Pe. Ivo Ladislau Catani, dos Servos da Caridade e pároco da paróquia São José do Patrocínio. Pe. Ivo fez questão de acompanhar as mais de duas horas de caminhada e de oração.
Tradição
A Santa Missa na Capela Tabor, presidida pelo Pe. Ivo, concluiu a romaria. Na sua homilia, ele ressaltou a importância da família para que a paz se torne realidade. E pediu: “Pais, mães, não façam do trabalho a vossa principal ocupação. Não esqueçam os vossos filhos”.
No final, a esperada bênção das carteiras de trabalho e dos objetos religiosos, feita com carinho por Pe. Ivo, que fez questão de passar por todos os corredores e ir até o final da galeria, já fora da capela, lotada de peregrinos.
A Romaria de Ação de Graças começou em 1979, pelo empenho apostólico de uma senhora que, com um grupo de amigas, peregrinou ao Santuário. Sempre no mês de maio, a procissão foi conquistando sempre mais peregrinos. Fixada em 1º de maio, estabeleceu um trabalho em conjunto com a Paróquia São José do Patrocínio e com os padres ‘Guanellianos’.
A Campanha da Mãe Peregrina, já há muitos anos presente na paróquia, cuida da preparação da romaria, com a visita da Imagem Peregrina Auxiliar Diocesana a todas as comunidades nas semanas que antecedem à procissão.
Prestes a completar quatro décadas de tradição, já não se pode imaginar o 1º de maio no Santuário Tabor sem a tradicional Romaria de Ação de Graças.