Missão sob a luz do Hino da Minha Terra
Márcia Kazumi / Ir. M. Rosequiel Fávero – A equipe que coordenou a Missão Família Tabor, realizada no feriado de 1º de maio, em General Câmara/RS, escolheu justamente o Hino da Minha Terra como o ‘fio condutor’ que norteou a preparação espiritual e também a execução da Missão. As seis virtudes descritas na oração (pureza, alegria, verdade e veracidade, amor, liberdade, vitoriosidade) não só deram o nome às ‘famílias missionárias’ (grupos nos quais foram divididos os missionários), mas foram sempre de novo imploradas como presente à comunidade de General Câmara, para que ali se tornasse verdadeira Nova Terra Mariana.
Vitoriosidade e pureza
A preparação para a Missão Família Tabor foi marcada pela virtude da vitoriosidade. O Tríduo de orações, além dos muitos terços rezados pelos vários membros das diversas comunidades de Schoenstatt, contribuíram para a fecundidade do apostolado que os missionários experimentaram.
O primeiro dia, no sábado, 28 de abril, iniciou bem cedo, quando os diversos missionários saíram de suas dioceses ainda na madrugada para estarem às 7 horas no Santuário de Porto Alegre/RS, para a pré-missão. Na oração de abertura, além de meditarem sobre as palavras do Pai e Fundador ditas em 1947, sobre a configuração mariana do mundo mediante um forte espírito de luta, de conquista e de vitória, aconteceu o ato simbólico da união de todos pela conquista da Nova Terra Mariana. Isso se deu com a mistura de várias porções de terras levadas dos Santuários Filiais do Regional Sul. Assim, o primeiro dia da missão foi marcado por um clima de muita alegria pela acolhida da Família de Schoenstatt de Porto Alegre e da Paróquia de São Nicolau, em General Câmara.
Para concluir o dia os missionários tiveram uma profunda reflexão sobre a virtude da pureza, solo materno onde florescem as demais virtudes descritas no hino de Minha Terra.
Alegria
Prontos para evangelizar, os missionários acordaram no segundo dia da Missão dispostos a anunciar as glórias da Mãe de Deus, motivados pela virtude da alegria. Enquanto algumas famílias de missionários visitavam as casas da cidade, outras iam às comunidades do interior, a fim de deixar sua mensagem de paz que, conforme o testemunho dos participantes, foram momentos marcantes e de profundo testemunho e espiritualidade.
As missões coincidiram com a semana de aniversário do município, por isso, nesse domingo realizou-se o que eles chamam de Noite Gospel, na qual todas as Igrejas da cidade fizeram sua apresentação e deram suas mensagens. Os missionários representaram a comunidade católica, deixando testemunhos de alegria pura e verdadeira.
Amor
No terceiro dia das missões, bem cedo os missionários despertaram com muita disposição e alegria, motivados pela virtude do amor, para anunciar as glórias da Mãe de Deus.
Os encontros de todos os missionários, durante os dias das missões, se deram no salão paroquial da Igreja Matriz São Nicolau, onde se reuniam para as orações, café da manhã, almoço, jantar, vivências, lanches e para o abastecimento de materiais para serem distribuídos nas casas visitadas.
Nesse salão, muitos colaboradores da comunidade sempre aguardavam os missionários em todos os momentos com sorriso largo e com olhar acolhedor, enquanto preparavam as refeições servidas durante os dias das missões. Nesse lugar havia um clima de muita alegria, disposição e motivação. Muita vida, muitas vivências, muito aprendizado e gratidão por tudo que estava acontecendo. Verdadeira expressão do amor que une os filhos de Maria.
Verdade
A Família Tabor, encerrou as missões em General Câmara no dia 1º de maio, início do mês de Maria e dia de São José Operário.
Já com saudades e motivados pela virtude da veracidade para anunciar as glórias da Mãe de Deus, iniciaram o dia organizando a mala e o ambiente para deixar tudo em ordem nas dependências em que ficaram hospedados. De lá seguiram ao salão paroquial, para as atividades e festividades do dia.
Oração, café da manhã, oficinas para crianças, jovens e adultos antecederam a Santa Missa, enquanto os colaboradores da comunidade preparavam o almoço festivo para os missionários e para a comunidade.
A celebração iniciou às 10h30min, com pétalas de rosas que caíam do alto da igreja durante a procissão de entrada da Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Roque Machado, pároco da Paróquia São Nicolau e concelebrada pelo Pe. Heitor Morschel, ambos integrantes da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Também acompanhavam os três diáconos: Diácono Ivanor Nilo Altmeyer, Diácono José Antônio Ferreira Soares, ambos de General Câmara, e Diácono Jerônimo Camboim Soares, da Liga de Famílias de Schoenstatt da vizinha cidade de Charqueadas/RS. A liturgia esteve sob a responsabilidade dos missionários.
Após a Santa Missa, o quadro da Mãe e Rainha, marco das missões, entrou com um manto azul pela igreja, abençoando e protegendo a cada um. Pétalas de rosas eram distribuídas por dois anjinhos pelos caminhos por onde a imagem passava, enquanto os missionários cantavam o hino da missão e em coro diziam: “Ela é a grande Missionária! Ela fará milagres!” Foi um momento de muita emoção e aplausos.
Liberdade
Em seguida, todos saíram em procissão, com bandeirinhas do Movimento de Schoenstatt e as Imagens Peregrinas e imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima até a Prefeitura da cidade, voltando para a paróquia com fogos de artifícios que anunciavam o momento tão esperado pelos missionários: a entronização da imagem da Mãe e Rainha na Paróquia São Nicolau.
Pe. Roque Machado e as Irmãs de Maria conduziram a cerimônia, que foi encerrada com o quadro da Mãe e Rainha colocada na parede da Paróquia. A missão foi cumprida e a Mãe e Rainha foi a grande Missionária! Ela fez milagres! E ela retribuirá “fielmente todos os dons de amor manifestando a sua glória e uma fecundidade ilimitada” (refrão do Hino da Minha Terra) para comunidade de General Câmara.
Fotos: Marcia Kazumi