“Que todo o Schoenstatt Brasil se alegre hoje com esta vocação”
Karen Bueno – O Evangelho das Bem-Aventuranças é a passagem que impulsiona os mais novos diáconos, recém-ordenados, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Neste dia 5 de maio, o Movimento Apostólico acolhe com alegria a entrega de quatro vocações a serviço da Obra, incluindo um brasileiro entre eles.
Deilton Coelho de Sousa, de São Bernardo do Campo/SP, foi ordenado junto com mais três irmãos de Curso: Christo Antony, da Índia, Eduardo Segura Bueno, da Espanha e Rodrigo Correa, do Chile. A celebração realizou-se na Igreja do Espírito Santo, junto ao Santuário de Schoenstatt de Bellavista, em Santiago, Chile.
O Cardeal Arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, presidiu a Eucaristia, concelebrada também pelos Bispos Auxiliares Dom Pedro Ossandón e Dom Cristian Roncagliolo, junto com dezenas de sacerdotes, familiares e amigos dos novos diáconos.
Luz de esperança
(Fotos cedidas pela Arquidiocese de Santiago, por: Jorge Salomón)
“A ordenação diaconal de hoje é um sinal de esperança. Em um clima tenso, marcado por tantos sinais que parecem adversos, aparece essa ordenação como uma luz de vida”, diz o Cardeal Ezzati. “Jesus se faz presente a sua Igreja com um dom maravilhoso, oferecendo-lhe o sinal de um futuro certo. Ele é a luz verdadeira que brilha em meio à escuridão da noite. É uma Igreja que torna a experimentar a promessa do Pai”.
Dom Ricardo anima os candidatos ao diaconato: “Vão a todo o mundo, não tenham medo, nossa esperança se fundamenta só em Deus e na presença do Espírito, no mistério da ação e eleição gratuita […]. Jesus os convida a serem profetas valentes e trabalhadores humildes de sua vinha, para que as bem-aventuranças do reino, que ele proclamou, transformem a vida de todos os irmãos e irmãs e antecipem um novo céu e uma nova terra”.
E diz também: “Permaneçam em seu amor, deixem que seu Espírito faça nova todas as coisas em vocês a cada dia, aprendam a viver humildes, fortes e valentes, acolham o convite para caminhar de mãos dadas com a Virgem Mãe, a humilde Serva do Senhor, vivam a Aliança com ela. Que ela os acompanhe em seu ministério… e os mantenha fiel a seu filho Jesus”.
Por fim, Dom Ricardo disse aos novos diáconos: “Esta é uma tarefa de amor, para ser uma Igreja samaritana, de portas abertas, acolhedora e em saída, que nos convida a não passarmos distantes dos irmãos feridos ou que vivem às margens do caminho, a pôr os olhos atentos, como bons samaritanos que se detém e se comovem”.
Entrega total
O rito de ordenação inicia invocando o Espírito Santo. Os quatro novos diáconos prometem, então, fidelidade à Igreja e, em sinal de entrega e abandono, se prostraram, enquanto a comunidade invoca o auxílio dos Santos com o cântico da Ladainha.
Depois, pela imposição das mãos do Cardeal, a oração de consagração e a entrega do livro dos Evangelhos, recebem o sacramento da Ordem, num momento de grande emoção para todos.
“Hoje me ordeno diácono e quero pedir sua oração”, diz o recém-ordenado brasileiro. Nessa ocasião, ele se coloca “agradecendo, sobretudo, o dom da vocação, o dom do sacerdócio e também agradecendo a Schoenstatt por tudo que realizou na minha vida, especialmente Schoenstatt no Brasil”. Deilton também diz: “Que todo o Schoenstatt Brasil se alegre hoje com esta vocação, com nossa ordenação”.
A celebração conclui-se no Santuário, diante da Mãe e Rainha, renovando a Aliança de Amor e colocando diante dela toda a gratidão e entrega a essa nova missão.
Ordenação sacerdotal
Já está marcada a data para a Ordenação Sacerdotal do Deilton. Em junho deste ano ele regressa ao Brasil para trabalhos pastorais e será ordenado sacerdote no dia 24 de novembro, em São Paulo.
Confira sua saudação aos brasileiros pelo vídeo:
Transmissão da ordenação diaconal: