Os finalistas na Maratona Kentenich do Santuário Tabor da Esperança
Lanna Costa / Marlon Ribeiro / Karen Bueno – Neste ano especial de graças, dedicado ao Pe. José Kentenich, a Família de Schoenstatt de Brasília/DF embarca na disputa regional que foi lançada ao Sudeste. A ‘Maratona Kentenich’, na capital do Brasil, une os membros de toda a Obra de Schoenstatt para uma competição de perguntas e respostas. Assim, por meio dela, todo o conhecimento sobre a vida do Fundador e sobre sua Obra se converte em pontos para as equipes concorrentes e, principalmente, em “prêmios” de unidade, vinculação e conhecimento.
Em Brasília, a primeira fase ocorre no dia 18 de março, com seis equipes competindo. Cada time foi dividido por uma cor: preto, branco, azul, verde, amarelo e vermelho. O clima era de competição, mas o grande objetivo é crescer no conhecimento da vida, pedagogia e missão do Pe. Kentenich. Assim, de uma forma divertida, havia a participação e integração dos membros da Família, que juntos cresciam em seu amor a Schoenstatt e ao Fundador, pois – como diz o lema da Maratona – “conhecê-lo é amá-lo! ”.
Crescimento
A Família de Brasília abraçou essa ideia, pois, por meio dela, faz crescer ainda mais seu vínculo com o Pai e Fundador e fortalece cada um para assumir a missão de levar o seu carisma a muitas pessoas. Além do mais, foi uma forma divertida de falar e se aprofundar na vida do Pe. José Kentenich; uma oportunidade de estar em Família em torno ao Pai; também uma caminhada pela vida e Obra do Pe. Kentenich.
É isso o que salienta Gabriela Alves, da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem): “Participar da Maratona Padre Kentenich foi muito legal, não só pela ideia de ganhar o prêmio – que, infelizmente, para mim e minha equipe não deu –, mas pela troca que tivemos… Reunir os ramos e conhecer mais sobre a vida do Pai e Fundador, como Família de Schoenstatt, foi muito enriquecedor e deixou o desejo de termos mais momentos como esse”.
Unidade
A segunda fase ocorreu no último sábado, dia 5 de maio, com quatro equipes que se classificaram (branca, verde, azul e amarela). Ambas as disputas foram realizadas no Santuário Tabor da Esperança, em Brasília. As equipes preta e vermelha, apesar de já não competirem nessa etapa, estavam lá na torcida, sempre em clima de união.
“A Maratona Pe. Kentenich foi muito enriquecedora para minha vida. Mesmo com uma Aliança Filial e um amor incondicional ao Movimento, eu queria me aprofundar mais em Schoenstatt. A Maratona foi uma excelente oportunidade para esse aprofundamento e para crescer em santidade”, diz Thyago Pacheco, da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas).
Com um espírito de muita alegria, chegou-se ao time finalista, a equipe verde, composta por Eroni e Silvio Dala Rosa, do Instituto de Famílias, Ygor Ribeiro e Thyago Pacheco, do Jumas, e Amanda Araújo, da Jufem, que com mérito conseguiram atingir o objetivo (ganharam suas medalhas). “Será um prazer enorme representar o Jumas e Brasília, junto com meu grupo, na etapa de Atibaia. Definitivamente conhecê-lo é amá-lo e entrego tudo isso e minha santificação no Capital de Graças à MTA para a beatificação do Pe. Kentenich nesse jubileu de 50 anos”, acrescenta Thyago.
A Família de Schoenstatt de Brasília segue confiante na etapa final da Maratona, que será realizada no dia 10 de junho, entre as diversas cidades do regional, no Santuário de Atibaia/SP.