A Liga Apostólica de Schoenstatt acolhe 35 novas famílias
Pedro Porporati / Volmir e Dulcineia Froner – No primeiro final de semana do mês dedicado à Maria, dias 5 e 6 de maio, realizou-se na Diocese de Frederico Westphalen/RS o ‘XXI Encontro do Sim’, reunindo 36 casais das paróquias de Frederico Westphalen, Seberi/RS, Taquaruçu do Sul/RS, Rodeio Bonito/RS, Ametista do Sul/RS e três casais da Arquidiocese de Santa Maria/RS.
Esse encontro aconteceu no Centro de Formação Bom Pastor, em Frederico Westphalen, e é realizado pela Liga de Famílias de Schoenstatt com o intuito de apresentar o ramo e a Obra a que pertencem para novos casais. Com o ‘Encontro do Sim’, a Liga proporciona crescimento pessoal e espiritual, fortalecimento da vida matrimonial, salientando a importância do amor, da família e da Igreja, com o objetivo de receber o SIM desses novos casais para participarem do ramo.
Amor que nunca envelhece
Ir. M. Fátima Dotto, assessora da Liga de Famílias no Regional Sul, proferiu a primeira palestra trazendo a tona o tema “O mundo em que vivemos” e “A família que queremos”. Para ilustrar esses temas, casais da Liga encenaram quatro tipos de diálogos: Afetivo, Físico, Espiritual e Sobrenatural, mostrando, por meio de pequenas cenas, a diferença entre conversar e dialogar.
Pe. Tiago Wollmann, assistente eclesiástico do Movimento de Schoenstatt na Diocese, mostrou “O caminho do amor que nunca envelhece”. Segundo ele, seja com 1 ou 50 anos de matrimônio, o amor deve estar acima de tudo. Então, com testemunhos de vida, casais contaram como Schoenstatt os ajuda para que o amor nunca envelheça. Eles partilham que, pela Aliança de Amor, são cada vez mais fortalecidos na fé pelo sacramento do matrimônio e o amor à Cristo, por meio de Maria.
Já no final do dia, vários momentos marcantes levaram os esposos a instantes de reflexão e vivência como casal, reforçando o amor entre eles.
Nos passos da Família de Nazaré
No domingo, o dia começou com a palestra “Filhos: Um presente de Deus”, na qual o casal da União das Famílias, Júlio e Líria Silva, falou sobre a importância de amar os filhos de todo o coração e o dever de mostrar o caminho certo em direção a Deus; pois, “os pais são co-criadores com Deus” e é missão dos pais educar os filhos para Deus.
Pe. Clodoaldo Kaminura, diretor regional do Movimento, trabalhou o Ideal de Família, tendo como exemplo a Família de Nazaré. Vários casais da Liga Apostólica deram seus testemunhos de vida matrimonial e familiar, baseados nos princípios cristãos, na fé em Cristo, sob os cuidados e proteção da Mãe de Deus.
Na parte da tarde a Mãe de Deus os recebeu em seu Santuário Tabor Porta do Céu, onde a Ir. M. Elisa Görck, assessora diocesana da Liga de Famílias, apresentou a todos o Fundador da Obra de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, e fez uma breve explicação, mostrando Schoenstatt como uma grande Família. Em seguida o casal Fernando e Andréia Panno falou sobre os três pontos de contato de Schoenstatt: a Mãe e Rainha, o Santuário e o Fundador.
Um ‘sim’ à Liga, uma ‘sim’ à Mãe
Na conclusão desse encontro familiar, foram todos ao Santuário, onde renovaram as promessas matrimoniais e realizaram a consagração da família.
A Santa Missa, presidida pelo Pe. Clodoaldo e concelebrada pelo Pe. Tiago, é o grande momento de envio e já uma acolhida aos novos 35 casais que entram para a Liga Apostólica. Os familiares, além de preparam uma surpresa nas casas, participaram da celebração eucarística em ação de graças pelo bom êxito do encontro.
A partir de agora a Liga de Famílias conta com mais corações dispostos a viver e transmitir as graças da Mãe e Rainha e ser um “Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo”.