Um dia de encontro familiar em Santa Catarina.
Kleber Faneco / Karen Bueno – A “família” é o grande tema em destaque na Arquidiocese de Florianópolis/SC nesse final de semana. Em unidade com a Igreja local, os membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt participam do VI Festival da Família, se colocando a serviço de todos e promovendo o valor da vida familiar para a sociedade e o mundo.
O Festival, realizado este ano no dia 6 de maio, é organizado pela Comissão Arquidiocesana para a Vida e Família (CAVF), na qual o Movimento de Schoenstatt participa com regularidade. O encontro se deu no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), em São José/SC, com o intuito de celebrar o Dia Internacional das Famílias.
Leve a Mãe para casa!
Logo na entrada do salão havia uma tenda que acolhia a cada um ali presente. Essa tenda desejava ser uma extensão do Santuário, para que a Mãe e Rainha acolhesse todas as famílias que chegavam para participar do Festival.
Também na entrada havia um singelo convite às crianças: Leve a Mãe para casa! A Família de Schoenstatt, como apostolado concreto, oferecia uma pequena imagem da Mãe e Rainha para cada criança que chegava, com o pedido de que a MTA acompanhasse os pequenos em seus lares.
A família educa para o amor
O ponto alto do Festival ocorreu às 10 horas, com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck. Ele destaca, na homilia: “Falando de família, de casamento, a palavra central é amor. E o que é o amor? O amor é viver para o outro. A coisa mais importante no mundo e o que dá sentido, alegria, mesmo com aquelas circunstâncias que nos fazem sofrer, é o amor. O amor é capaz de ser manifestado de verdade, quando alguém é capaz de sofrer pelo outro”.
Ainda falando sobre amor, Dom Wilson questiona: “O que tem a família com isso? A família é fruto desse amor. A família é aquele núcleo que educa as pessoas para adquirir esse modo de amar. Esta é a grande missão da família na sociedade. E buscar o amor de Deus é fundamental para cada pessoa e para a família”.
Riqueza de carismas
Durante o dia, as apresentações no palco incluíram cantores da região, um teatro e canções ministradas pela Banda do Exército e do Coral do CATI. O palco e o altar foram preparados pelo Movimento de Schoenstatt, com o pedido: Mãe e Rainha da Vida, abençoa as nossas famílias!
O Festival é uma forma concreta de reunir um grande número de pais, mães, filhos e familiares, para passar um dia alegre, de orações e interação entre si. É também um espaço de partilha entre os carismas, que se enriquecem mutuamente e revelam a beleza da Igreja. Nesse contexto, a Família de Schoenstatt participa e colabora com alegria, levando a muitas pessoas as graças da Aliança de Amor, rumo à conquista do primeiro Santuário Filial do estado de Santa Catarina.
Fotos da Família de Schoenstatt: