Ele não foi às compras, nem ao cinema, nem a passeio… ele foi em missão!
Karen Bueno – Era um dia comum no Américas Shopping: pessoas circulando, sacolas nas mãos, idas e vindas, passos rápidos para alguns, mais tranquilos para outros… Mas, havia uma celebração singela naquela quarta-feira, 9 de maio, que fazia desse espaço um lugar diferente.
O ‘Américas Shopping’ fica no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro/RJ, próximo ao Santuário da Mãe e Rainha. Há uma capela católica nesse centro comercial que, a seu modo, tem uma rotina litúrgica constante. É justamente aí que o ‘Ano Pe. Kentenich’ é celebrado.
“Cultura da Aliança em todos os lugares onde vivemos e atuamos”
À entrada da capela, a estampa do Pe. José Kentenich acolhia os que chegavam para a celebração da Santa Missa – como um Pai à espera dos filhos. A Eucaristia foi presidida pelo diretor regional do Movimento no Sudeste, Pe. Afonso Wosny, que comenta: “No espírito de Schoenstatt em saída, levamos o Pe. Kentenich para um lugar diferente, onde o Movimento está presente somente pelos leigos que ali atuam”.
A liturgia foi preparada para celebrar o mês de Maria, com a consagração diante da imagem da Mãe.
No final da Missa, todas as pessoas rezaram juntas a oração do Ano Kentenich. É essa mesma oração que diz: “Pai do céu… abre as portas para ele (Pe. Kentenich) e sua missão em todos os lugares, para que ele possa conduzir muitas pessoas no caminho à plenitude de vida, o caminho para ti”. Justamente esse é o intuito de celebrar o ano jubilar num shopping, no sentido de levar sua presença de Pai e Fundador e seu carisma a todos os lugares.
A capela
Essa capela tem uma presença schoenstattiana marcante, em sintonia com o Ano dos Leigos, como ‘sal da terra e luz do mundo’. Todas as semanas o Terço dos Homens Mãe Rainha se reúne ali, em pleno centro comercial, para rezar. Há ainda atuação de leigos do Movimento na vida pastoral, como ministros da Eucaristia, servindo nas celebrações. Também está ligada a essa capela a imagem da Mãe Peregrina que circula regularmente entre as lojas do shopping.
Pe. Afonso salienta que essa celebração “foi uma Missa diferente, pelo mês de Maria. Foi uma oportunidade, com bastante gente, de levar algo da Mãe e Rainha pra esse lugar”.
1 comentário