À luz de Pentecostes, o Capítulo se torna um Cenáculo
Karen Bueno – Durante este final de semana os casais dirigentes e delegados da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt do Brasil se reúnem, de 18 a 20 de maio, em Santa Maria/RS, para o Capítulo Territorial.
Segundo os atuais dirigentes da comunidade no Território, Gines e Bernadete Ponce, o objetivo desse Capítulo é “analisar a vida da comunidade de forma bem concreta para que ela possa cumprir a sua missão, fiel a sua identidade. Também elegerá a nova Direção da União Apostólica de Famílias no Brasil”. Eles acrescentam que “de modo bem consciente, os capitulares, com as mãos no pulso do tempo, o ouvido no coração de Deus e com um olhar seguro e objetivo na atuação da Divina Providência, irão buscar respostas concretas que favoreçam o crescimento e fortalecimento da União de acordo com o que espera nosso Pai e Fundador”.
O Capítulo
Capítulo é um momento muito importante na vida de uma comunidade consagrada, pois reúne dirigentes e representantes (neste caso, das regiões do Brasil) para refletir sobre questões importantes da vida da comunidade e para eleger seus dirigentes nacionais.
Gines e Bernadete salientam que “o Capítulo, na União de Famílias, é a mais alta autoridade legislativa e deliberativa. Compete a ele aprovar, reformular e promulgar o Estatuto e, principalmente, eleger a Direção da União e o casal suplente. O Capítulo pode, ainda, promulgar orientações vinculantes, estabelecer diretrizes e expedir recomendações”.
Para a Ir. M. Fátima Dotto, “é um sinal significativo que o Capítulo se realize na Solenidade de Pentecostes e junto ao Santuário Tabor, primeiro trono da Mãe Três Vezes Admirável em nossa terra brasileira, que celebra seus 70 anos de inauguração”.
Casais representantes
Participam desse Capítulo os casais da Direção Territorial da União e os dirigentes de cada Região, acompanhados por um casal delegado por eles. Foram convidados também, como membros consultivos, as Irmãs assistentes e os dirigentes das direções anteriores.
Pela Direção Territorial, participam Gines e Bernardete Ponce, Rômulo e Márcia Romanato, Thomé e Rosângela Lovato, Nelson e Ana Virginia Pacheco. Pela Região São Paulo o casal dirigente Sidônio e Claudia Lopes e o casal delegado, Marco e Maria Antonia Maltoni. Pela Região Paraná o casal dirigente Wagner e Maria Clara Kreling e o casal delegado, Laércio e Maria Helena Guariente. Pela Região Rio Grande do Sul o casal dirigente Thomé e Rosângela Lovato e o casal delegado, Olindo e Marilene Toaldo. Os membros consultivos são a Ir. M. Inácia Bett, Ir. M. Patrícia Lemes, Ir. M. Fátima Dotto, Olindo e Marilene Toaldo e Tomás e Flavia Santos.
Na União de Famílias no Brasil, o Capítulo se realiza de quatro em quatro anos, sempre cultivando a vida e renovando o espírito segundo o carisma e pensar do fundador, Pe. José Kentenich.