Família de Schoenstatt celebra o aniversário do Santuário
Ir. M. Márcia Silva – Em espírito de gratidão, cerca de 1.500 pessoas da Família de Schoenstatt do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, de Londrina/PR, se reuniram nessa sexta-feira, 18 de maio, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese. Com alegria e ardor, o intuito é celebrar o aniversário do Santuário e realizar a coroação da imagem da Mãe Peregrina Diocesana.
Ao entardecer, as ruas do centro, próximas à Catedral, foram tomadas pelos carros e ônibus que de muitas cidades chegavam para participar da Santa Missa. Todos tinham um único objetivo: como Família, elevar a Deus a gratidão pelos 68 anos da presença materna da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt na Arquidiocese de Londrina.
Todas as pessoas que visitaram o Santuário – que fica bem próximo à Catedral – nesse dia 18 perceberam o clima de festa. Algo que era visível nas flores e ornamentação, mas que também se sentia pela atmosfera que envolvia este lugar sagrado.
É hora de celebrar e agradecer!
Todos os ramos do Movimento, a Campanha da Mãe Peregrina, o Terço dos Homens Mãe e Rainha, junto com os alunos do Colégio Mãe de Deus e colaboradores da Santa Casa estavam presentes nessa festa. São filhos que se reúnem em torno da Mãe e, juntos, agradecem pela história abençoada deste Santuário, que se irradia para os mais vastos círculos da Igreja e da sociedade londrinense.
A Santa Missa foi presidida pelo vigário da catedral, Pe. Dirceu Júnior dos Reis, e concelebrada por Pe. Rafael Solano Durán e os Padres de Schoenstatt, Pe. Carlos Shimura, Pe. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso e Pe. Vandemir Meister.
Em sua homilia, Pe. Rafael enfatizou sobre este aniversário para a cidade de Londrina: “Faz 68 anos e Londrina era outra cidade, hoje é uma cidade cosmopolita, cristã. É uma cidade que tem no seu coração nada mais, nada menos que o maior Capital de Graças que se poderia ter: um Santuário Eucarístico. Londrina não pode ficar indiferente. Diariamente passam por ali inúmeras pessoas, seja para louvar ou agradecer, seja para fazer uma súplica ou simplesmente para dizer: Que bom estarmos aqui contigo Senhor”.
Ele recordou a presença do fundador de Schoenstatt em Londrina: “O Pe. Kentenich teve a graça de pisar nesta terra vermelha, de fazer-se um cidadão londrinense e trazer este verdadeiro Capital de Graças para a história da cidade”.
E fez um pedido a todos que participavam da celebração: “Faço uma súplica, numa grande conclamação a toda a Família de Schoenstatt e de modo especial a todas as famílias, para que acreditem no dom da família, para que proclamem, como diz o Papa Francisco, o amor e a alegria através da Família. E para que a pessoa do Pe. Kentenich possa cada vez mais fortalecer o coração dos discípulos e discípulas que acreditam fielmente nesta ação missionária”.
Após a Santa Missa, todos partiram em procissão até o Santuário de Schoenstatt. Os 600 metros percorridos nesse trajeto chamaram a atenção de muitos moradores dos prédios das proximidades, que aos poucos saíam nas janelas para descobrir a causa de tanta alegria.
Motivos não faltaram para agradecer; desta forma, a Mãe de Deus foi presenteada com muitas contribuições ao Capital de Graças, conquistadas por seus filhos na preparação dessa festa, que foi também a preparação para a coroação da Imagem da Mãe Peregrina Diocesana.
Mãe, recebe a coroa!
A Mãe de Deus recebeu a coroa como Rainha da Família, Rainha da Arquidiocese e Rainha Brasil pelas mãos do Pe. Dirceu Júnior dos Santos. O momento da coroação foi acompanhado pelas crianças que saudaram a Rainha jogando pétalas de rosas e por todos que simultaneamente coroaram a imagem da Mãe e Rainha num cartão.
“Este momento foi singelo e emocionante, pois entregar a coroa à querida Rainha de Schoenstatt é renovar nossa confiança nela como a Vencedora de todas as batalhas”, diz a Ir. M. Nelly Mendes, da Pastoral do Santuário.
Após a coroação é chegada a hora de festejar. Com o canto de parabéns e muitos fogos, todos partilham a felicidade de pertencer à Família de Schoenstatt, que há 68 anos tem um lar em Londrina: o Santuário. A partir dessa fonte a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt distribui muitas graças e bênçãos a muitas pessoas.