Areia, pedra, tijolo… Um ‘lugarzinho especial’ vai ganhando forma em Seberi/RS
Karen Bueno – “Eis que uma Mãe se estabelecerá aqui!” Essa frase acompanha a Juventude Apostólica de Schoenstatt em Seberi/RS, que prepara a conquista de um oratório da Mãe e Rainha na Paróquia Nossa Senhora da Paz. “Vai ficar muito lindo e já dá para sentir a presença da Mãe lá”, comenta Mayara Oliveira.
No próximo dia 9 de junho será a inauguração do oratório, que foi conquistado com muitos encontros e orações pela comunidade. Daniel Souza Viana, da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), conta: “Nós pensamos: o que seria mais importante para essa construção? Os bens materiais ou a oração para que a Santa Mãe de Deus realmente pudesse nos guiar pelo melhor caminho e a gente pudesse alcançar esse grande objetivo de ter um lar para ela, um local especial em que a gente pudesse – e não somente nós como participantes do Movimento de Schoenstatt, mas também a nossa paróquia – ter um lugar especial para encontro? E nós vimos que a primeira coisa a ser feita era a oração. Então nós realizamos 12 encontros mensais, com a presença de várias pessoas da comunidade, para que, de certa forma, conquistássemos esse local, esse oratório”.
Dhiovani Felipe Ciganski, também do Jumas, comenta que a proposta dessa conquista vem desde 2016. “Surgiu a ideia de termos um lugar para ter um contato mais próximo com a Mãe de Deus. Temos a padroeira de nossa paróquia, Nossa Senhora da Paz, e pensamos: nossa paróquia vive nesse espírito e nos sentimos filhos da Mãe de Deus, então precisamos desse local. A ideia do oratório é que seja utilizado não só pelo nosso Movimento de Schoenstatt, mas para toda a paróquia. Queremos que seja um oratório paroquial, que atinja a todas as pessoas, que todos os movimentos e grupos possam se sentir, ali, filhos da Mãe de Deus. Esse é o nosso objetivo com a construção”.
A grande imagem da Mãe Três Vezes Admirável ficará exposta ao lado da paróquia, no seu jardim. “O nosso oratório tem um grande sentido de acolhimento espiritual, onde as pessoas já sentem a presença de nossa Mãe e Rainha. Providenciamos, para nossa comunidade, um ambiente aconchegante, aproveitando o jardim da nossa igreja matriz, onde as pessoas poderão ter a oportunidade de, no final de semana, ou mesmo durante a semana, ter um lugar especial para ir, ter um momento de lazer, tomar seu chimarrão e também ter um momento de oração e contato com a Mãe de Deus”, diz Daniel.
A Juventude de Schoenstatt, neste ‘Ano Pe. Kentenich’, se coloca em saída para levar as graças do Santuário a cada vez mais pessoas. Esse é o grande desejo dos jovens, que todos que ali chegarem possam experimentar as graças da MTA e confessar: “Aqui é bom estar”.