Jornada Diocesana da Campanha em Santo Ângelo/RS
Ir. M. Rosequiel Fávero – O final de semana foi de apreensão em grande parte do Brasil para quem quisesse viajar, pela falta de combustível. Mas isso não atrapalhou as centenas de missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que participaram de sua Jornada Diocesana, da Diocese de Santo Ângelo/RS, no domingo da Santíssima Trindade, 27 de maio. Estavam presentes diversas delegações dos municípios da Diocese, como também dos municípios de Ijuí/RS e Augusto Pestana/RS, da Diocese vizinha de Cruz Alta/RS.
Depois oração da abertura, junto ao Santuário Missioneiro de Schoenstatt Tupãcirendã, em Santo Ângelo, os membros da Campanha se reuniram na Tenda dos Peregrinos para refletir sobre o Ano do Laicato e o Ano Pe. Kentenich. Uma vivência, logo em seguida da palestra, aprofundou o tema da mesma, enfocando o missionário schoenstattiano como ‘carta de recomendação’ do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, para o mundo.
Depois do almoço, preparado por schoenstattianos de Santo Ângelo, uma tarde de oração complementou a manhã de formação: adoração, terço e Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Liro Meurer.
Momento especial durante a Santa Missa foi a renovação das promessas batismais, motivada pelo Ano do Laicato, que estimula a renovar em cada fiel batizado a missão recebida no momento do Batismo. Com velas acesas, esse momento foi concluído com a renovação da Aliança de Amor, cientes de que ela é um meio eficaz para garantir e aprofundar a consciência desta missão.
No final da Santa Missa, todos os missionários presentes renovaram seu compromisso e uma nova missionária foi enviada para a paróquia Três Mártires, de Entre-Ijuís/RS.
Essa Jornada já é uma tradição na Campanha da Mãe Peregrina Missioneira (já está na sua 21ª edição), pois acontece todos os anos no mês de maio, desde a inauguração do Santuário, em 1996. E todos se despediram felizes, já na expectativa da próxima.
Fotos: Família de Schoenstatt de Santo Ângelo