Liga das Mães celebra a Festa da Visitação como seu dia especial
Ir. M. Rosequiel Fávero – Em Santa Maria/RS, a Liga das Mães de Schoenstatt tem a tradição de celebrar a Festa da Visitação de Maria, 31 de maio, como o ‘Dia do Ramo’, recordando a Mãe de Deus como a grande Custódia Viva que leva Jesus ao mundo. Neste ano, como a data coincide com a Festa de Corpus Christi, as mães resolveram, então, adiantar o ‘Dia do Ramo’ para 24 de maio.
Como já é de costume, foi realizado um tríduo preparatório para este dia no Santuário Tabor, sempre com grande participação.
Na quinta-feira, 24 de maio, a celebração iniciou no Santuário, com uma vivência contemplando a imagem da MTA. Em seguida, todas se dirigiram ao salão da Casa Provincial, onde um grupo de mães apresentou um jogral sobre a Visitação, com a encenação da visita de Maria a Isabel. Durante a vivência, o Magnificat foi entoado ao som do piano, como marco do encontro entre a Mãe de Deus e sua prima.
Após um coquetel festivo – e pode existir festa sem a partilha à mesa? – a Ir. M. Paula Maria Graminho apresentou o ‘Projeto Tabor’, que tem ocupado a Família de Schoenstatt de Santa Maria na conquista e aprofundamento da herança deixada pelo Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Empolgou as mães com o projeto arquitetônico e paisagístico da Via Sacra ao lado da Casa Provincial, parcialmente destruída num tornado em outubro de 2017.
O Dia do Ramo é sempre uma oportunidade para as gerações se encontrarem e confraternizarem em torno da grande ‘Custódia Viva do Tabor’. Com o projeto Tabor, o que já é vida entre as Mães, torna-se ainda mais concreto. Porque em qualquer lugar que seja, muito da vida da Família de Schoenstatt local repousa, certamente, no coração e na atuação dessas mulheres que, como Maria na visita a Isabel, se destacam no serviço e na dedicação.