Diocese de Jundiaí/SP visita o Santuário de Atibaia/SP
Milton e Marly Vendramine / Daniele Castro / Karen Bueno – Uma multidão preencheu os jardins e gramados do Santuário de Schoenstatt de Atibaia/SP nesse domingo, dia 27 de maio. A romaria da Diocese de Jundiaí/SP levou 116 ônibus, 15 vans e 62 carros desde as primeiras horas da manhã, com cerca de 5.500 peregrinos visitando a MTA. Movidos pela fé e esperança, não mediram esforços para vivenciar um dia de graças sob o olhar da Mãe e Rainha, buscando o calor de seu coração materno que abriga, transforma e envia gerando novos frutos em fecundidade.
A concentração iniciou no Cruzeiro, com uma peregrinação seguindo o andor da Mãe Três Vezes Admirável. O ponto alto dessa romaria é a consagração à Mãe de Deus no Santuário, entregando a ela as alegrias, dores, dificuldades e também toda a gratidão que carregam consigo. Albanira Zadra Carneiro da Silva acompanha o grupo e diz: “Essa peregrinação trouxe muitas bênçãos e graças, sei que meu coração foi tocado e sempre há alguma transformação. Agradeço a Deus à Mãezinha pela oportunidade de me abastecer com seu amor e pela delicadeza de sua presença em nossas vidas. O nosso coração volta cheio de vibração e a alma leve”.
Ano Pe. Kentenich
No ano em que o Movimento Apostólico de Schoenstatt recorda os 50 anos de falecimento do Pe. José Kentenich, a romaria ao Santuário de Atibaia propõe conhecer mais o Pai e Fundador. Por isso, a catequese na Tenda dos Peregrinos retoma a vida e a fundação do Pe. Kentenich, incluindo todos os peregrinos nessa corrente de graças.
Na oportunidade, o grupo das Apóstolas Luzentes de Maria, reunido para o encontro regional, deu sua “mensagem de luz” à multidão, convidando os peregrinos para também ser sal da terra e luz do mundo. O Diác. Luiz Gonzaga Rodrigues, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de Jundiaí, conduziu a Bênção do Santíssimo, que encerrou as atividades matinais.
No período da tarde, os milhares de peregrinos lotaram a Tenda para o Terço, a coroação da MTA e a Santa Missa. A Celebração Eucarística foi presidida pelo pároco da Paróquia São Sebastião, de Cajamar/SP, Pe. Juverci Pontes Siqueira, e concelebrada por Pe. José Roberto Oliveira, da Paróquia São Francisco de Assis, Campo Limpo Paulista, e por Pe. Lucio Carlos Savietto, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Jundiaí.
Um grande acontecimento em nossa vida
Durante a homilia, Pe. Juverci recordou a Solenidade da Santíssima Trindade. “Deus pode ser um grande acontecimento na nossa vida. Se nós entendermos quem é a Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – podemos conviver com Deus”, disse o sacerdote.
Ao final da Missa, houve a apresentação dos novos coordenadores diocesanos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Na ocasião, Ir. M. Gislaine Lourenço, assessora regional da Campanha, fez os agradecimentos aos ex-coordenadores e a acolhida à nova equipe que assume.
Durante todo o dia, a fila para visitar o Santuário não cessou. Milhares de pessoas aguardavam alegres por esse encontro com a Mãe, aguardavam para olhar em seus olhos, sentir seu carinho. Como marco de gratidão, as talhas do Santuário ficaram repletas de ofertas ao Capital de Graças, que demonstram a fecundidade de um dia especial de romaria.
Fotos: Milton Vendramine