“Chegou a hora do teu amor! Faça-se a Pequena Maria, um brilhante nas mãos do Pai”
Maria Angélica Rigoto / Karen Bueno – Tradicionalmente, no mês de Maria, acontece no Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro/RJ, o Encontro do Ramo das Mães. Neste ano, quando o Santuário do Rio completa 20 anos, a festa teve um brilho especial no último sábado de maio, dia 26.
O dia começou com um café para as mães que chegavam de vários lugares, com a alegria do encontro, abraços, sorrisos e a manhã ensolarada de outono. A Tenda estava repleta de violetas, muitas violetas. Desde setembro, quando teve início o Ano Pe. Kentenich, o Ramo das Mães do Rio de Janeiro esteve preparando com singular atenção as contribuições ao Capital de Graças. O intuito era viver, inspiradas no Pe. José Kentenich, a virtude da humildade e, assim, preparar um jardim de violetas para entregar à MTA no mês de maio.
Deixar-se lapidar
A assessora, Ir. M. Dioneia Lawand, fez uma reflexão sobre o lema do ramo para os próximos cinco anos: “Chegou a hora do teu amor! Faça-se a Pequena Maria, um brilhante nas mãos do Pai” – lema este a nível regional, para o Sudeste e o Paraná. Ela faz uma analogia entre a pedra que, ao ser lapidada, forma o brilhante com suas valiosas características. Da mesma forma, diz a Ir. M. Dioneia, a nobreza do ser feminino se reflete quando a mulher se deixa lapidar e emana o brilho da Pequena Maria.
A palestra foi seguida por uma vivência sobre os 50 anos do falecimento do Pe. Kentenich, destacando nele a virtude da humildade. As imagens inéditas causaram emoção e mais uma vez atraíram silêncio, olhar e ouvidos atentos.
Com um clima descontraído após o lanche, o jogo com perguntas e respostas sobre a vida do Pe. Kentenich deixou o ambiente ainda mais animado. O tom do encontro era de alegria e partilha, culminando com a Santa Missa ao final.
As mães de Niterói prepararam a celebração, que foi presidida pelo jovem Pe. Antonio José dos Santos. Nela foram abençoadas as medalhas e os botons para Aliança de Amor, os objetos para consagrar, coroar e entregar cetro aos Santuários Lares. Da Tenda em procissão até o Santuário, o padre encerrou a Missa e o Encontro de Mães com a bênção e envio para serem um brilhante nas mãos do Pai na vida diária.