83 anos da Obra em Jacarezinho/PR
Álvaro Coutinho – Uma palavra muito forte e carregada de esperança sempre acompanhou a história de Schoenstatt no Brasil e é especial para a Família de Jacarezinho/PR: CONFIANÇA.
Vejamos como o plano de amor do Bom Deus nos alcançou, por meio da fé prática na Divina Providência. Recordemos hoje, nos anos passados, a chegada das 12 Irmãs de Maria pioneiras, que vieram da Alemanha enviadas ao Brasil por nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, com a seguinte missão: “Levem a Cruz e o Santuário”. Em um período de grandes conflitos, por conta da Segunda Guerra Mundial, as 12 jovens Irmãs deixaram-se conduzir por Deus e deram seu ‘sim’ para a Mãe, para essa grande missão: desde já tudo estava no plano e a Mãe de Deus realizou, a partir desse solo sagrado, verdadeiros milagres.
No dia de hoje, 12 de junho, do ano de 1935, as 12 primeiras Irmãs de Maria de Schoenstatt chegaram a Jacarezinho, no norte do Paraná, onde ali estabeleceram sua residência, no colégio Cristo Rei, servindo os alunos em diversas funções da casa.
Dali de Jacarezinho elas emergiram em solo brasileiro como vivas pedras de construção para a edificação do Reino da Mãe, Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Brasil. Suas atividades apostólicas foram o silêncio, os sacrifícios, as orações e os duros trabalhos. Todas as dificuldades, desde início, se tornaram fecundas contribuições para o Capital de Graças rumo à edificação de Schoenstatt em nosso país. Suas vidas foram sementes fundamentais para o surgimento de Schoenstatt nesta terra Tabor.
À luz deste ano jubilar de graças, do cinquentenário de morte do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, renova-se o compromisso com sua missão e herança. As 12 Irmãs pioneiras se lançaram como semente nesta nova terra por essa mesma missão e hoje cada filho de Schoenstatt é desafiado a fazer o mesmo, de maneira singela e constante, sendo sal da terra e luz do mundo para uma nova terra mariana.
Fotos: Arquivo histórico / Família de Schoenstatt de Jacarezinho