Jufem, Famílias, Mãe Peregrina, Santuários… Uma comunicação unida a serviço da Aliança
Comunicadores de Schoenstatt Brasil – “Schoenstatt em rede, por uma nova terra mariana”, esse é o lema do primeiro Congresso Nacional de Comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Brasil. Nesse final de semana, 9 e 10 de junho, comunicadores de todo o país, dos quatro regionais brasileiros (Nordeste, Paraná, Sudeste e Sul), se reuniram em Atibaia/SP para o encontro nacional.
43 participantes, de 23 cidades, representavam as comunicações locais de cada Santuário e a comunicação dos ramos, comunidades e apostolados da Obra de Schoenstatt. Taciana Ferreira desembarcou de Olinda/PE, representando o Santuário Tabor da Nova Evangelização no Congresso. Ela conta: “Para mim, foi uma experiência excelente. Tudo o que vivenciamos nos dois dias foi muito válido e positivo para meu aperfeiçoamento. As palestras foram esclarecedoras. Os palestrantes utilizaram uma linguagem acessível”.
Voz do Pai
A programação foi intensa e ofereceu aos comunicadores uma visão das novas tendências para a comunicação católica por meio de palestras e oficinas. O jornalista, assessor de imprensa e responsável pelo setor de mídias digitais da Rede Século XXI, Fabiano Fachini, palestrou sobre as ferramentas e possibilidades das principais plataformas de comunicação em rede. Também falou sobre como utilizar cada plataforma com uma linguagem adequada para atingir o público. “Estar ou não estar conectado não é uma opção, pois todos já estamos, a questão é como nos fazemos presente nesses meios”.
A palestra da assessora nacional de comunicação do Movimento, Ir. M. Nilza P. da Silva, aprofundou a identidade do comunicador schoenstattiano. Segundo ela, o estilo comunicativo da Obra é comunitário, mariano e apostólico, com as características que Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, indica no Rumo ao Céu: uma comunicação forte, digna, simples e bondosa, que espalha amor, alegria e paz. Há 50 anos, diz a Ir. M. Nilza, o Pe. Kentenich se preparava para falar ao público após a Santa Missa, no dia 15 de setembro de 1968. Mas, ele faleceu antes de apresentar sua conferência: “Todos estavam esperando por ele, ele ia falar…”. Hoje – ela conclui – ele não está presente, então somos nós a sua voz, a levar sua mensagem ao mundo.
Sites, blogs, revistas… Exposição da vida em Aliança
As oficinas de texto e fotografia levaram informações práticas sobre produção, edição, direitos, escolha de pautas e release para mídias do Movimento e não schoenstattianas. Cada comunicador trazia consigo seus materiais para exposição e surgiu uma vasta apresentação de páginas digitais, redes sociais, jornais, revistas, apresentações de TV e rádio. Todo esse material foi colocado diante da Mãe no Santuário, entregando a ela os trabalhos da comunicação schoenstattiana no Brasil e pedindo sua bênção para os novos passos.
Ir. M. Rosequiel Fávero, responsável pela comunicação do Santuário Tabor, de Santa Maria/RS, deseja “que o trabalho dos comunicadores schoenstattianos seja de muita responsabilidade para levar a todos mensagens de paz, verdade e amor vinculados ao projeto de Deus para a renovação do mundo, inspirado na oração do Pe. Kentenich: ‘Torna-nos semelhantes à tua imagem; como tu, passemos pela vida fortes e dignos, simples e bondosos, espalhando amor, paz e alegria, em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo” (Rumo ao Céu 609).
Mais fotos:
Fotos: Juciellen Ribeiro