E celebra o Ano Pe. Kentenich no Santuário da Permanente Presença do Pai
Cirino Pereira da Silva / Karen Bueno – Para as famílias que participam da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e diversos outros peregrinos da Arquidiocese de Campinas/SP, esse domingo, 10 de junho, é uma ocasião especial de peregrinação. Finalmente chegou o dia da XVII Romaria Arquidiocesana ao Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Atibaia/SP.
O dia amanheceu um pouco frio no Santuário, mas em minutos o calor foi chegando e junto os primeiros ônibus, com muitos romeiros, inúmeros deles pela primeira vez. No total, 75 ônibus, assim como dezenas de vans e carros particulares, levaram cerca de 4 mil pessoas à casa da MTA.
Celebração jubilar
A programação iniciou com uma caminhada em romaria ao Santuário. Quatro guardiões levavam aos ombros a imagem da Mãe Peregrina, tendo à frente as bandeiras das cidades da Arquidiocese e a bandeira do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Diante do Santuário houve um momento de louvor e meditação sobre o ‘Ano Pe. Kentenich’, que marca os 50 anos de falecimento do Pai e Fundador da Obra de Schoenstatt, Pe. José Kentenich.
Seguindo para a Tenda dos Peregrinos, os romeiros, com músicas marianas, foram tomando conta de boa parte do espaço. Como marco do ano jubilar, houve a encenação da consagração do Pe. Kentenich em sua infância, com a frase marcante da mãe dele, Catarina Kentenich, dirigida à Mãe de Deus: “Educa, tu, ao meu filho. Sê para ele plenamente Mãe”. A catequese salientava as riquezas que o carisma do Pe. Kentenich traz à Igreja e para a vida pessoal de cada um ali presente. Assim, cada pessoa da Arquidiocese de Campinas também é convidada a deixar-se educar por Maria a partir do Santuário.
A manhã de romaria tem como momento especial a adoração e bênção do Santíssimo, num de encontro pessoal com o Senhor.
Levar as graças da Mãe
Após o almoço, reunidos na Tenda, milhares de peregrinos meditam juntos e muito atentos à reza do Terço Mariano. Foram contemplados os mistérios gloriosos, com participação expressiva de jovens da Arquidiocese.
O ponto culminante do dia de peregrinação é a Santa Missa, às 15 horas, muito participada pelos romeiros. A celebração é presidida pelo Pe. Luiz Carlos de Araújo, pároco da Paróquia Santo Antônio de Sant´Anna Galvão, de Campinas, e vigário forâneo da Forania Santa Teresinha; também concelebrada pelos párocos Pe. Renato de Moura Petrocco, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Indaiatuba, e Pe. Carlos José Lemos Nascimento, da Paróquia São Sebastião, de Vinhedo. Na homilia, Pe. Luiz Carlos dá novo impulso a todos para serem missionários no dia a dia.
O dia de graças especiais se revelava nos testemunhos em conversas com os romeiros, dentro dos ônibus, no retorno para a região de Campinas, assim como a repercussão nos comentários via redes sociais. Entre esses, é unanime a vontade de voltar no próximo ano à casa da Mãe e Rainha, assim como o desejo de levar suas graças, desde o Santuário, para toda a Arquidiocese e mais além.
Fotos: Jayme Rodrigues